| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/222| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Um modelo de gestão ambiental para implantação em instituição de ensino superior |
| Autor: | Tauchen, Joel Antonio ![]() |
| Primeiro orientador: | Brandli, Luciana Londero |
| Resumo: | A gestão ambiental vem ganhando espaço no meio empresarial. O desenvolvimento da consciência ecológica, em diferentes camadas e setores da sociedade mundial, acaba por envolver também o setor da educação, a exemplo das Instituições de Ensino Superior (IES), pois elas podem ser comparadas com pequenos núcleos urbanos, uma vez que abrangem inúmeras atividades no interior do campus. Como consequência das atividades desenvolvidas há: a operação de laboratórios de pesquisa, geração de resíduos sólidos e efluentes líquidos, estações de tratamento de efluentes, consumo de água e energia, compactação e impermeabilização do solo, entre outros. Assim, as IES devem combater os impactos ambientais gerados para servirem de exemplo no cumprimento da legislação, saindo do campo teórico para a prática. Esse trabalho apresenta um modelo de Gestão Ambiental para ser implantado em IES, sendo que a sua aplicação ocorreu na Faculdade Horizontina (FAHOR), cujo campus está em fase inicial de implantação, destacando as diretrizes ambientais que devem ser consideradas no momento da concepção e construção do campus. Nesse sentido, efetuou-se uma sistematização de procedimentos, culminando num modelo para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), fundamentado no ciclo PDCA |
| Abstract: | The environmental management is conquering space in the managerial way. The development of the ecological conscience, in different layers and sections of the world society, ends for also involving the section of the education, to example of the higher-education institutions (IES), because they can be compared with small urban nuclei, once they embrace countless activities inside the campus. As a consequence of the developed activities there is: the operation of research laboratories, generation of solid residues and wastewater, stations of wastewater treatment, consumption of water and energy, compacted and waterproof of the soil, and others. Thus, IES should combat the environmental impacts generated for they serve as example in the execution of the lesgislation, leaving the theoretical field for the practice. That research presents a model of Environmental Management to be implanted in IES, and its application happened in the College Horizontina (FAHOR), whose campus is in initial phase of implantation, highlighting the environmental guidelines that should be considered in the moment of the conception and construction of the campus. In that sense, a systematization of procedures was made, culminating in a model for the implentation of an Environmental Management System (EMS), based in the cycle PDCA |
| Palavras-chave: | Gestão ambiental Universidades e faculdades - Planejamento Universidades e faculdades - Administração Desenvolvimento sustentável Sustainable development Environmental management Universities and colleges |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
| Idioma: | por |
| País: | |
| Instituição: | |
| Sigla da instituição: | |
| Departamento: | Engenharias |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/222 |
| Data de defesa: | 26-Mar-2007 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 2007JoelTauchen.pdf | 5.2 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

