Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/222
Tipo do documento: Dissertação
Título: Um modelo de gestão ambiental para implantação em instituição de ensino superior
Autor: Tauchen, Joel Antonio 
Primeiro orientador: Brandli, Luciana Londero
Resumo: A gestão ambiental vem ganhando espaço no meio empresarial. O desenvolvimento da consciência ecológica, em diferentes camadas e setores da sociedade mundial, acaba por envolver também o setor da educação, a exemplo das Instituições de Ensino Superior (IES), pois elas podem ser comparadas com pequenos núcleos urbanos, uma vez que abrangem inúmeras atividades no interior do campus. Como consequência das atividades desenvolvidas há: a operação de laboratórios de pesquisa, geração de resíduos sólidos e efluentes líquidos, estações de tratamento de efluentes, consumo de água e energia, compactação e impermeabilização do solo, entre outros. Assim, as IES devem combater os impactos ambientais gerados para servirem de exemplo no cumprimento da legislação, saindo do campo teórico para a prática. Esse trabalho apresenta um modelo de Gestão Ambiental para ser implantado em IES, sendo que a sua aplicação ocorreu na Faculdade Horizontina (FAHOR), cujo campus está em fase inicial de implantação, destacando as diretrizes ambientais que devem ser consideradas no momento da concepção e construção do campus. Nesse sentido, efetuou-se uma sistematização de procedimentos, culminando num modelo para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), fundamentado no ciclo PDCA
Abstract: The environmental management is conquering space in the managerial way. The development of the ecological conscience, in different layers and sections of the world society, ends for also involving the section of the education, to example of the higher-education institutions (IES), because they can be compared with small urban nuclei, once they embrace countless activities inside the campus. As a consequence of the developed activities there is: the operation of research laboratories, generation of solid residues and wastewater, stations of wastewater treatment, consumption of water and energy, compacted and waterproof of the soil, and others. Thus, IES should combat the environmental impacts generated for they serve as example in the execution of the lesgislation, leaving the theoretical field for the practice. That research presents a model of Environmental Management to be implanted in IES, and its application happened in the College Horizontina (FAHOR), whose campus is in initial phase of implantation, highlighting the environmental guidelines that should be considered in the moment of the conception and construction of the campus. In that sense, a systematization of procedures was made, culminating in a model for the implentation of an Environmental Management System (EMS), based in the cycle PDCA
Palavras-chave: Gestão ambiental
Universidades e faculdades - Planejamento
Universidades e faculdades - Administração
Desenvolvimento sustentável
Sustainable development
Environmental management
Universities and colleges
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: 
Instituição: 
Sigla da instituição: 
Departamento: Engenharias
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/222
Data de defesa: 26-Mar-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2007JoelTauchen.pdf5.2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.