Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/222
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Um modelo de gestão ambiental para implantação em instituição de ensino superior
???metadata.dc.creator???: Tauchen, Joel Antonio 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Brandli, Luciana Londero
???metadata.dc.description.resumo???: A gestão ambiental vem ganhando espaço no meio empresarial. O desenvolvimento da consciência ecológica, em diferentes camadas e setores da sociedade mundial, acaba por envolver também o setor da educação, a exemplo das Instituições de Ensino Superior (IES), pois elas podem ser comparadas com pequenos núcleos urbanos, uma vez que abrangem inúmeras atividades no interior do campus. Como consequência das atividades desenvolvidas há: a operação de laboratórios de pesquisa, geração de resíduos sólidos e efluentes líquidos, estações de tratamento de efluentes, consumo de água e energia, compactação e impermeabilização do solo, entre outros. Assim, as IES devem combater os impactos ambientais gerados para servirem de exemplo no cumprimento da legislação, saindo do campo teórico para a prática. Esse trabalho apresenta um modelo de Gestão Ambiental para ser implantado em IES, sendo que a sua aplicação ocorreu na Faculdade Horizontina (FAHOR), cujo campus está em fase inicial de implantação, destacando as diretrizes ambientais que devem ser consideradas no momento da concepção e construção do campus. Nesse sentido, efetuou-se uma sistematização de procedimentos, culminando num modelo para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), fundamentado no ciclo PDCA
Abstract: The environmental management is conquering space in the managerial way. The development of the ecological conscience, in different layers and sections of the world society, ends for also involving the section of the education, to example of the higher-education institutions (IES), because they can be compared with small urban nuclei, once they embrace countless activities inside the campus. As a consequence of the developed activities there is: the operation of research laboratories, generation of solid residues and wastewater, stations of wastewater treatment, consumption of water and energy, compacted and waterproof of the soil, and others. Thus, IES should combat the environmental impacts generated for they serve as example in the execution of the lesgislation, leaving the theoretical field for the practice. That research presents a model of Environmental Management to be implanted in IES, and its application happened in the College Horizontina (FAHOR), whose campus is in initial phase of implantation, highlighting the environmental guidelines that should be considered in the moment of the conception and construction of the campus. In that sense, a systematization of procedures was made, culminating in a model for the implentation of an Environmental Management System (EMS), based in the cycle PDCA
Keywords: Gestão ambiental
Universidades e faculdades - Planejamento
Universidades e faculdades - Administração
Desenvolvimento sustentável
Sustainable development
Environmental management
Universities and colleges
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Engenharias
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Engenharia
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/222
Issue Date: 26-Mar-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

Files in This Item:
File SizeFormat 
2007JoelTauchen.pdf5.2 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.