Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2109
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDal Molin, Katiane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7274160838324395por
dc.contributor.advisor1Sturm, Luciane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2133499929455953por
dc.date.accessioned2021-11-10T19:52:59Z-
dc.date.issued2021-03-09-
dc.identifier.citationDAL MOLIN, Katiane. O sistema de escrita alfabética no livro didático de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental: uma análise na perspectiva do alfabetizar letrando. 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2109-
dc.description.resumoEsta pesquisa, inserida na grande área da Linguística Aplicada, em especial, vinculada aos estudos da alfabetização e letramento, teve como objetivo analisar a coleção Ápis Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (TRICONI; BERTIN; MARCHEZI, 2017a, 2017b), buscando identificar as contribuições da coleção para, especificamente, o desenvolvimento da Consciência Fonológica (CF) e da apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). A escolha dessa coleção como foco do estudo se justifica por ser uma das indicadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), além de ser adotada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Volpato, no município de Marau, RS, onde esta pesquisadora atua como alfabetizadora. O estudo teve motivação a partir da constatação de que muitas crianças finalizam o 1º ano do Ensino Fundamental sem o desenvolvimento da CF e a apropriação do SEA esperados para que prossigam o processo de letramento infantil. Teoricamente, o estudo se apoia, principalmente, nos estudos do letramento de Soares (2004a, 2016, 2018, 2019) e Magalhães e Cristóvão (2018), bem como nos preceitos acerca do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006). A partir do paradigma qualitativo de pesquisa (ANDRÉ, 2004), optou-se pela metodologia analítica e interpretativa (LAKATOS; MARCONI, 2011) para análise do manual do professor (MP), do livro didático (LD) do 1º ano e das três primeiras unidades do livro do 2º da referida coleção. Os resultados das análises, de forma geral, evidenciam que, apesar dos livros, o MP traz subsídios contemporâneos e atualizados necessários para o aprofundamento teórico do professor. Contudo, esse material não apresenta propostas alternativas focadas na criança com mais dificuldade. Por outro lado, as atividades presentes nos livros do 1º e 2º anos, embora sejam relacionadas à CF e ao SEA, que se coadunam à Base Nacional Comum Curricular (BNCC, BRASIL, 2017), são insuficientes em quantidade e qualidade para que a criança aprenda a ler adequadamente no período esperado, além de não promoverem efetivamente a escrita autônoma e seu contato com a leitura e a escrita de gêneros diversos na perspectiva de práticas sociais. Considerando a premissa (1) da necessidade de autonomia do professor em oferecer subsídios aos alunos com mais dificuldades e (2) de que o LD não é o responsável único pelo desenvolvimento das crianças nessa etapa, este estudo também descreve o Programa Alegria de Aprender. A proposta criada por esta pesquisadora pode ser desenvolvida com crianças em desenvolvimento da alfabetização/letramento e visa compensar as eventuais fragilidades e dificuldades nesse processo.por
dc.description.abstractThis research that is inserted in the great area ofapplied linguistics, especially related to the studies of reading and writing acquisition and literacy, aimed to analyze the collection Ápis Portuguese Language of Elementary Education (TRICONI; BERTIN; MARCHEZI, 2017a, 2017b), seeking to identify the contributions of collection for, specifically, the development of Phonological Awareness (PA) and the appropriation of the Alphabetical Writing System (AWS). The choice of this collection as the focus of the study is justified because it is one of those indicated by the National Textbook Program (NTP), in addition to being adopted at the Afonso Volpato Municipal Elementary School, in the municipality of Marau, RS, where this researcher works as a primary teacher. The study was motivated by the observation that many children finish the 1st grade of elementary school without the development of PA and the appropriation of AWS expected to continue the process of child literacy. Theoretically, the study relies mainly on the literacy studies by Soares (2004a, 2016, 2018, 2019) and Magalhães and Cristóvão (2018), as well as on the Sociodiscursive Interactionism precepts (BRONCKART, 2006). Based on the qualitative research paradigm (ANDRÉ, 2004), the analytical and interpretative methodology (LAKATOS; MARCONI, 2011) was chosen to analyze the teacher's guide (TG) and textbook of the 1st grade and the three first units of the book of the 2nd grade, from that collection. The results of the analyzes, in general, display that, despite the books, the TG brings contemporary and updated information necessary for the teacher’s theoretical insights. However, this material does not present alternative proposals focused on the child with more difficulty. On the other hand, the 1st and 2nd grade books, despite presenting Comum Curricular (BNCC, BRASIL, 2017), these are insufficient in quantity and quality in order to the children learnto read properly in the expected period, in addition to not effectively promoting autonomous writing and their contact with reading and writing of different genres, from the approach of social practices. Considering the premises (1) of the teacher's need for autonomy, which offers subsidies to students with more difficulties, and (2) that the textbook is not the only responsible for the development of children at this stage, since this study also describes the ProgramaAlegria de Aprender. The proposal, which was created by this researcher, can be developed with the children’s literacy and reading acquisition in development, and also aims to compensate for any weaknesses and difficulties in this process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2021-11-10T19:52:59Z No. of bitstreams: 1 2021KatianeDalMolin.pdf: 1432148 bytes, checksum: e9b44477e87cda479d8ccf527ef72e98 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-10T19:52:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021KatianeDalMolin.pdf: 1432148 bytes, checksum: e9b44477e87cda479d8ccf527ef72e98 (MD5) Previous issue date: 2021-03-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectLíngua portuguesa - Escritapor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectFonologiapor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleO sistema de escrita alfabética no livro didático de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental: uma análise na perspectiva do alfabetizar letrandopor
dc.title.alternativeThe alphabetic writing system in the textbook of 1st and 2nd years of elementary school: an analysis from the perspective of alphabetizing by letteringpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021KatianeDalMolin.pdfDissertação Katiane DalMolin1.4 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.