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dc.creatorBranco, Vanessa Goulart-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6041068540607881por
dc.contributor.advisor1Valério, Patrícia da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000834253964999por
dc.date.accessioned2021-11-09T19:20:13Z-
dc.date.issued2021-02-18-
dc.identifier.citationBRANCO, Vanessa Goulart. Palavras em p-e-d-a-ç-o-s. 2021. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2104-
dc.description.resumoEsta pesquisa trata da expressão vocal de palavras, tendo como base a perspectiva da segmentação. O estudo parte da observação do modo como os estudantes operam com a língua durante a vocalização de palavras segmentadas em um concurso municipal realizado na cidade de Lages/SC, no ano de 2019. A investigação justifica-se pela tentativa de analisar os aspectos linguísticos do referido concurso dentro de uma perspectiva saussuriana, com o objetivo de compreender a relação entre o processo de vocalização e a segmentação de palavras, levando-se em consideração os fenômenos linguísticos envolvidos nesse processo. Sendo assim, este trabalho parte da reflexão acerca dos principais conceitos saussurianos, a saber: linguagem, língua e fala; signo linguístico (valor, arbitrariedade e linearidade); delimitação das unidades; analogia; fonologia; e escrita, com propósito de dar conta da análise do objeto de estudo. Desse modo, a pesquisa caracteriza-se metodologicamente como exploratória, bibliográfica e qualitativa, uma vez que está baseada numa revisão bibliográfica e na análise de trechos de gravações durante a final do concurso de soletração. Para tanto, foram selecionadas dezoito cenas nas quais se observou a solicitação feita pelos estudantes para a repetição da palavra, o significado ou a aplicação na frase; a entonação; a vocalização de determinados fonemas; a sequência das letras soletradas; e a expressão facial ou corporal durante a vocalização. Apresenta-se, portanto, a análise e a descrição das cenas sob a luz de conceitos teóricos advindos do pensamento de Saussure. A análise mostra que a vocalização de palavras segmentadas decorre de um processo de operações complexas dos estudantes com a língua em busca de sentido(s), por isso não se trata de um processo mecânico de memorização ou mero exercício de expressão de figuras vocais.por
dc.description.abstractThis research deals with the vocal expression of words, based on the segmentation perspective. The study starts from the observation of the way students operate with the language during the vocalization of segmented words in a municipal co ntest held in the city of Lages/SC, in 2019. The investigation is justified by the attempt to analyze the linguistic aspects of said contest within a Saussurian perspective, with the aim of understanding the relationship between the process of vocalization and the segmentation of words, taking into account the linguistic phenomena involved in this process. Therefore, this work starts from the reflection about the main Saussurian concepts, namely: language, language and speech; linguistic sign (value, arbitrariness and linearity); delimitation of units; analogy; phonology; and written, in order to account for the analysis of the object of study. In this way, the research is methodologically characterized as exploratory, bibliographic and qualitative, since it is based on a bibliographic review and on the analysis of excerpts from recordings during the final spelling bee. For that, eighteen scenes were selected in which the request made by the students for the repetition of the word, the meaning or application in the sentence; the intonation; the vocalization of certain phonemes; the sequence of the spelled letters; and the facial or body expression during vocalization were observed. Therefore, the analysis and description of the scenes are presented in the light of theoretical concepts arising from Saussure's thought. The analysis shows that the vocalization of segmented words results from a process of complex operations of students with the language in search of meaning (s), so it is not a mechanical process of memorization or mere exercise of expression of vocal figures.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2021-11-09T19:20:13Z No. of bitstreams: 1 2021VanessaGoulartBranco.pdf: 1503290 bytes, checksum: 379c02ea093af92e126fa91d654801b5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-09T19:20:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021VanessaGoulartBranco.pdf: 1503290 bytes, checksum: 379c02ea093af92e126fa91d654801b5 (MD5) Previous issue date: 2021-02-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPalavras e expressõespor
dc.subjectLingüísticapor
dc.subjectLíngua portuguesa - Ortografia e silabaçãopor
dc.subjectLíngua portuguesa - Vocalizaçãopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titlePalavras em p-e-d-a-ç-o-spor
dc.title.alternativeWords in p-e-d-a-ç-o-seng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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