Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2034
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOldoni, Cristiano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9812974718351832por
dc.contributor.advisor1Freitas, Ernani Cesar de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9653110286244674por
dc.date.accessioned2021-05-25T20:18:22Z-
dc.date.issued2020-03-26-
dc.identifier.citationOLDONI, Cristiano. Práticas discursivas intersemióticas: dos tópicos semantizadores à construção de sentidos em textos multimodais de gêneros digitais. 2020. 150 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2034-
dc.description.resumoAs práticas discursivas e de linguagem contemporâneas têm proposto verdadeiros desafios para apreensão de sua globalidade de sentidos. Os gêneros discursivos, no mesmo movimento, permitem-se, cada vez mais, mestiçar, acolhendo as mais variadas formas de significação. Já não são mais apenas e exclusivamente as palavras que atribuem valor às práticas de interação social: um mundo de intensas multissemioses exige que os sujeitos adaptem-se também a esse novo cenário e desenvolvam competências específicas, que permitam os encontros com tal mundo por meio de linguagens em associação e da leitura significativa. Por conta desse panorama, a multimodalidade discursiva é eleita tema desta pesquisa, e sua delimitação está vinculada com a leitura multimodal e a construção de sentidos. Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar a forma como engendramentos e associações semióticas articulam-se na construção de sentidos, promovendo a leitura multimodal da cena enunciativa de textos de gêneros digitais, em plataformas virtuais. Nossa tese pontua-se no fato de que os sentidos projetados por esses textos permitem-se construir com a identificação de traços e tramas que promovem a aproximação e o engendramento dos sistemas semióticos variados mobilizados na teia da constituição textual. Com a finalidade de melhor explorar esse processo, recorremos a Petit (2008), Chartier (1994, 2013) e Santaella (2013), para discutirmos noções e conceitos vinculados à leitura, em especial, em rede; acerca dos gêneros discursivos, nossas bases voltam-se para as contribuições de Bakhtin (2011b), Faraco (2009), Marcuschi (2002) e Schneuwly (2007); já para tratarmos dos sentidos construídos por meio da leitura nos ambientes virtuais do ciberespaço, encontramos aval em Rojo (2012), Cope e Kalantzis (2000, 2008), Kress (2000), Lemke (2010), Coscarelli (2014) e Santaella (2013); por fim, para o mapeamento da cena enunciativa em que se dá a leitura ambientada na rede, consideramos as contribuições da Análise do Discurso proposta por Maingueneau (2008a, 2008b, 2010, 2015). Os corpora desta pesquisa estão relacionados a aplicativo de notícias, postagem da rede social Instagram e videoclipe de abertura de série da plataforma de streaming Netflix. A pesquisa possui abordagem qualitativa e é de natureza aplicada; quanto ao objetivo, o tipo enquadra-se como exploratório-descritivo; o procedimento técnico envolve pesquisa bibliográfica e documental. Este estudo aponta para a percepção da necessidade de sistematização das práticas de leitura em plataformas digitais, ancoradas em suportes virtuais.por
dc.description.abstractThe presented research which the name is Texts and images on the scene: the sense in multimodal genres. The theme of this is study is the discursive multimodality and its delimitation is the construction of the meaning in texts with multimodal genres, analyzing the "enunciation scene", "set design". The objective of this study is to analyze how the meaning of these texts that are part of the Portuguese textbooks of the High School, are produced from the analytical reconstruction of its "enunciation scene" and its "scenery", considering the contributions of Maingueneau (2008a, 2008b, 2010), when it comes to the text plan of making discursive practice. Through this objective the theoretical background is basically connected to the studies about discursive textual genres of Bakhtin (2011), Marcuschi (2002), Rojo (2007) and Schneuwly and Dolz (2007); when it comes to the reading practice there are Chartier (1994) and Petit (2008); Dionísio (2011) about multimodality; Rojo (2012) alluding the multiliteracies; Benveniste (1976, 2006a) and his contributions that are related to the (inter) subjectivity in language and the formal framework of the language realization; Benveniste (2006b) e Maingueneau (2008c), when it comes to the intersemioses and Maingueneau (2008a, 2008b, 2008d, 2010) about the Discourse Analysis. To enable the possibility of global analysis of the multimodal texts, we suggest a specific methodological device for seizure the discursive occurrences of senses of this nature. The corpus, is compound by three texts from the High School textbook which the title is: “Português – Linguagens”, written by Cereja e Magalhães (2010). We applied this device to demonstrate its productivity. We selected the High School level because on this stage of the Basic Education, the multimodal texts deserve a didatic treatment with discursive enunciative approach. Thus, the global meaning will make sense. The selection of the textbook occurred mainly because it is the material with the highest rate when it comes to its adoption in the country, according to the data released by MEC. The research has a qualitative and partly quantitative approach, with applied nature. When it comes to the objective, it is exploratory-descriptive; the technical procedure involves bibliographical and documentary research. We have as our general result of our studies a scenery closer to the discursive reality, in a technical, theoretical and didatic level. We believe that this research will contribute as well to the strengthening of academic knowledge as to the didactic and pedagogical methods which the interests are connected to the notions of gender, critical reading and projection / construction of meaning of the texts that use the discursive multimodality.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2021-05-25T20:18:22Z No. of bitstreams: 1 2020CristianoOldoni.pdf: 1849918 bytes, checksum: 717e27e41b65b932d4409a610091f299 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-25T20:18:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020CristianoOldoni.pdf: 1849918 bytes, checksum: 717e27e41b65b932d4409a610091f299 (MD5) Previous issue date: 2020-03-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectLetramentopor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titlePráticas discursivas intersemióticas: dos tópicos semantizadores à construção de sentidos em textos multimodais de gêneros digitaispor
dc.title.alternativeIntersemiotic discursive practices: from semantizing topics to the construction of meanings in multimodal texts of digital genreseng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020CristianoOldoni.pdfTese Cristiano Oldoni1.81 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.