Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/19
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerronato, Jair José-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9066826670172316por
dc.contributor.advisor1Trentin, Marco Antônio Sandini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4746488333257798por
dc.date.accessioned2018-01-10T17:51:19Z-
dc.date.available2016-06-01-
dc.date.issued2015-11-13-
dc.identifier.citationFERRONATO, Jair José. Análise de protocolos de roteamento em Vanets de diferentes densidades em ambientes urbanos. 2015. 75 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/19-
dc.description.resumoAs redes estão presentes em nosso cotidiano e têm papel essencial nos processos de comunicação. As Vehicular Ad hoc Networks (VANETs) são redes veiculares e utilizam trocas de dados entre is veículos e com a infraestrutura das rodovias para transmissão de dados. Este trabalho apresenta a simulação dos protocolos de redes veiculares baseados em topologia, através da comparação do comportamento e do desempenho da transmissão de dados no cenário urbano do Município de Passo Fundo. Foram utilizados parâmetros reais como definição de cenário em área central da cidade, velocidade média permitida no local, fluxo de veículos que trafegam em determinados horários com o intuito de aplicar os conceitos da leitura sobre redes veiculares. Sendo assim, a pesquisa buscou analisar o comportamento dos protocolos aplicados ao simulador Network Simulator 2 (NS2) com análise da variação da densidade de nodos presentes na Rede. Os resultados obtidos desta pesquisa msotraram que o protocolo reativo Ad hoc Demand Distance Vector (AODV) obteve vantagem sobre o protocolo proativo Optimized Link State Routing Protocol (OSLSR) e do protocolo híbrido Zone Routing Protocol (ZRP). Em contrapartida o protocolo proativo obteve resultados satisfatórios para uso com aplicações sensíveis ao atraso, por exemplo, aplicações com características de tempo real. O protocolo híbrido obteve resultados satisfatórios para aplicações com variação da densidade veicular e pode inclusive ser melhorado e adaptado às circustâncias atuais de transmissão de dados ou, podem ser criados novos protocolos para obter melhores resultados em redes veicularespor
dc.description.abstractThe networks are present in our daily lives and have essential role in communication processes. The Vehicular Ad hoc Networks (VANETs) are vehicular networks and data exchange between vehicles and with the highway infrastructure for data transmission. This work presents the simulation of vehicular networks protocols based at topology and by comparing the behavior and performance of data transmission in the urban setting in the city of Passo Fundo. Actual parameters were used as scenario definition in the central area of the city, average speed allowed on site, flow of vehicles that travel at certain times in order to apply the concepts of the literature on carrier networks. Therefore, the research sought to analyze the behavior of protocols assigned to simulation with Network Simulator 2 (NS2) and the variation of density of nodes present on the network. The results of this survey showed that the reactive Protocol Ad hoc On Demand Distance Vector (AODV) gained advantage over the proactive protocol Optimized Link State Routing Protocol (OLSR) and hybrid Zone Routing Protocol (ZRP). On the other hand, the proactive Protocol obtained satisfactory results for use with delay-sensitive applications, for example, applications with real-time features. The hybrid Protocol obtained satisfactory results for applications with variation of vehicular density and can even be improved and adapted to current conditions or data transmission, too, can be created new protocols for best results in vehicular networkseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T17:51:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015JairFerronato.pdf: 7921675 bytes, checksum: 48e4aedc245de2f5171abc0a3430a5ea (MD5) Previous issue date: 2015-11-13eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEGpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicadapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRedes de computação - Protocolospor
dc.subjectSimulação (Computadores)por
dc.subjectArquitetura de redes de computadorespor
dc.subjectComputer networks - Protocolseng
dc.subjectSimulation ( Computers)eng
dc.subjectArchitecture of computer networkseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleAnálise de protocolos de roteamento em Vanets de diferentes densidades em ambientes urbanospor
dc.title.alternativeAnalysis of routing protocols on vanets of diferent densities in urban environmenteng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada

Files in This Item:
File SizeFormat 
2015JairFerronato.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.