Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1792
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFossatti, Emanuele Canali-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1910927711114367por
dc.contributor.advisor1Mozzato, Anelise Rebelato-
dc.date.accessioned2019-10-08T19:51:56Z-
dc.date.issued2017-04-04-
dc.identifier.citationFOSSATTI, Emanuele Canali. Transferência de conhecimentos de trabalhadores em fase de aposentadoria em uma instituição de ensino superior. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1792-
dc.description.resumoO tema central desta dissertação é o processo de transferência de conhecimentos entre trabalhadores no contexto da aposentadoria. Tal temática vem sendo abordada por diferentes áreas de estudo, porém com pouca ênfase nas ciências administrativas. Aponta-se assim a relevância de estudos que abordem o referido tema e que contemplem sua complexidade e subjetividade. Ainda, há escassez de estudos voltados especificamente o tema apontado em instituições de ensino superior (IESs). Este estudo visa responder a seguinte questão de pesquisa: como a transferência de conhecimentos de trabalhadores em fase de aposentadoria contribui em uma Instituição de Ensino Superior (IES)? O objetivo geral foi compreender a importância e a contribuição da transferência de conhecimentos de trabalhadores em fase de aposentadoria em uma IES. Os objetivos específicos foram: a) identificar os possíveis espaços para a transferência de conhecimentos (tácitos e explícitos) entre trabalhadores em uma IES; b) descrever como ocorre a transferência de conhecimentos (tácitos e explícitos) dos trabalhadores em fase de aposentadoria para os demais trabalhadores em uma IES; c) identificar os fatores que facilitam e incentivam a transferência de conhecimentos (tácitos e explícitos) para os trabalhadores em fase de aposentadoria em uma IES; e d) identificar a percepção dos gestores e trabalhadores jovens em uma IES em relação à transferência de conhecimentos por parte dos trabalhadores em fase de aposentadoria. Esta pesquisa configura-se num estudo de caso, de caráter exploratório e qualitativo, realizado em uma IES, do qual participaram quatorze trabalhadores em fase de aposentadoria, oito gestores e quatorze trabalhadores jovens. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, observação não participante e grupo focal, os quais foram organizados com o apoio do software NVivo®11, triangulados e analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados enfatizam a importância da socialização e da confiança no processo de transferência de conhecimentos. Conclui-se que a transferência de conhecimentos contribui para os trabalhadores para aproximar as relações de trabalho, adquirir maior grau de autonomia e reconhecimento, perceber oportunidades de crescimento profissional e pessoal, bem como também contribui para a IES, uma vez que por meio dela o histórico institucional é reconhecido e valorizado, possibilitando aprimorar processos, diminuir custos organizacionais, e otimizar o clima organizacional. Os resultados indicam contribuições para o avanço do conhecimento no que diz respeito à relação da transferência de conhecimento com o contexto da aposentadoria a partir de uma visão interpretativista, visto que são poucos os estudos nacionais e internacionais que abordam tal temática.por
dc.description.abstractThe central theme of this dissertation is the process of knowledge transfer among workers in the context of retirement. This subject has been approached by different areas of study, but with little emphasis on the administrative sciences. The relevance of studies that address this theme and that contemplate its complexity and subjectivity is mentioned. Furthermore, there is a shortage of studies focused specifically on the transfer of knowledge among workers in the context of retirement in the scope of higher education institutions (HEIs). The present study aims to answer the following research question: how the knowledge transfer of workers in the retirement phase contributes to a Higher Education Institution (HEI)? This dissertation aims to understand the importance and contribution of the knowledge transfer of workers in the retirement phase in an HEI. The specific objectives were: a) to identify the possible spaces for the transfer of knowledge (tacit and explicit) among workers in an HEI; b) describe how the transfer of knowledge (tacit and explicit) of the workers in the retirement phase to the other workers in an HEI occurs; c) identify the factors that facilitate and encourage the transfer of knowledge (tacit and explicit) for workers in the retirement phase of an HEI; and d) to identify the perception of managers and young workers in an HEI about the transfer of knowledge by workers in the retirement phase. This research is based on an exploratory and qualitative case study, performed in an HEI, in which fourteen workers in the retirement phase, eight managers and fourteen young workers participated. Data were collected through semi-structured interviews, non-participant observation and focus group, which were organized with the support of NVivo®11 software, triangulated and analyzed through content analysis. The results emphasize the importance of socialization and trust in the knowledge transfer process. It is concluded that the transfer of knowledge contributes to the workers in order to bring work relations closer together, to acquire a greater degree of autonomy and recognition, to perceive opportunities for professional and personal growth, as well as contributing to the HEI, since through it the institutional history is recognized and valued, making it possible to improve processes, reduce organizational costs, and optimize the organizational climate. The results indicate contributions to the advancement of knowledge regarding the relation of the transfer of knowledge to the context of the retirement from an interpretative view, since few national and international studies that deal with this subject.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2019-10-08T19:51:56Z No. of bitstreams: 1 2019EmanueleCanaliFossati.pdf: 2991676 bytes, checksum: e527be8fcc0dbd7c92620ee375f4cde7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-08T19:51:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019EmanueleCanaliFossati.pdf: 2991676 bytes, checksum: e527be8fcc0dbd7c92620ee375f4cde7 (MD5) Previous issue date: 2017-04-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis – FEACpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTransferência de aprendizagempor
dc.subjectAposentadospor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectRelações trabalhistaspor
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.titleTransferência de conhecimentos de trabalhadores em fase de aposentadoria em uma instituição de ensino superiorpor
dc.title.alternativeKnowledge transfer from retirement workers in a higher education institutioneng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019EmanueleCanaliFossati.pdfDissertação Emanuele Canali Fossatti2.92 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.