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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Paisagem, interidentidade e colonialismo em As Areias do Imperador 1: Mulheres de Cinzas, de Mia Couto
Other Titles: Landscape, Interidentity, and Colonialism in Emperor's Sands 1: Women of Ash, by Mia Couto
???metadata.dc.creator???: Vassoler, Sheila 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barbosa, Márcia Helena Saldanha
???metadata.dc.description.resumo???: Publicado em 2015, o romance Mulheres de cinzas, primeiro volume da trilogia As Areias do Imperador, de Mia Couto, retrata a época em que o sul de Moçambique era governado por Ngungunyane, último dos imperadores da metade sul do país. A relação entre a paisagem e os regimes interidentitários na representação do colonialismo português, no século XIX, é evidenciada neste trabalho com o objetivo de investigar a integração do sujeito com seu meio e com o Outro no tempo em que vivem, além de mostrar as consequências desse convívio nas representações identitárias, tanto do colonizador, como do colonizado. Nesse intuito, a análise se estrutura tendo por base os pressupostos teóricos de Michel Collot, com os estudos de paisagem, e reflexões de Merleau-Ponty, acerca da fenomenologia da percepção, bem como, trabalhos de outros estudiosos: Stuart Hall, Homi Bhabha e Zygmunt Bauman, que contemplam as relações culturais e identitárias; Boaventura de Sousa Santos, Albert Memmi e Eduardo Lourenço que abordam as reflexões sobre as questões interidentitárias, que se atêm às relações entre colonizador e colonizado.
Abstract: Published in 2015, the novel Women of Ashes, the first volume of Mia Couto's The Sands of the Emperor trilogy, portrays the time when southern Mozambique was ruled by Ngungunyane, the last of the emperors of the southern half of the country. The relationship between the landscape and the inter-American regimes in the representation of Portuguese colonialism in the nineteenth century is evidenced in this work with the objective of investigating the integration of the subject with his environment and with the Other in the time in which they live, besides showing the consequences of this conviviality in the identity representations of both the colonizer and the colonized. In this sense, the analysis is based on the theoretical assumptions of Michel Collot, with Merleau-Ponty's landscape studies and reflections on the phenomenology of perception, as well as the works of other scholars: Stuart Hall, Homi Bhabha, and Zygmunt Bauman, who contemplate cultural and identity relations; Boaventura de Sousa Santos, Albert Memmi and Eduardo Lourenço who address the reflections on the interidentity issues, which are related to the relations between colonizer and colonized.
Keywords: Análise do discurso
Imperialismo
Identidade
???metadata.dc.subject.cnpq???: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: VASSOLER, Sheila. Paisagem, interidentidade e colonialismo em As Areias do Imperador 1: Mulheres de Cinzas, de Mia Couto. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1777
Issue Date: 29-Apr-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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