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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Em memória da cativa, uma memória que cativa? Análise da construção dos monumentos, da memória e da patrimonialização do Chafariz da Mãe Preta e da Praça da Mãe de Passo Fundo
???metadata.dc.creator???: Baccin, Diego José 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Machado, Ironita Adenir Policarpo
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho analisou o processo de patrimonização de dois bens culturais coletivos enquanto patrimônios históricos culturais da cidade de Passo Fundo. O Chafariz da Mãe Preta, que faz referência a uma pessoa escravizada, a Mãe Preta, e que foi construído em 1863, antes, portanto, da abolição da escravatura no Brasil, e o Monumento à Mãe, edificado um centenário após o primeiro, em 1964. A problemática discorre no sentido de identificar as possíveis tramas de relações entre os sujeitos que decorreram na inauguração de ambos os monumentos, de forma que seja possível considerar o modo como, no decurso da história municipal, ocorreu o processo de composição dos referidos espaços de memória, constituindo-se como bens patrimoniais que carregam elementos de materialidade história, quais sejam os monumentos propriamente ditos. Volta, também, o olhar sobre a imaterialidade simbólica, no sentido de que os bens analisados apresentam características que se reportam a noções indentitárias e que a estes são atribuídas significações e representações diversas e contraditórias. Assim, objetiva-se compreender as relações que se estabeleceram no âmbito político municipal, as quais propiciaram a criação dos monumentos. Busca-se o entendimento do conjunto das relações culturais, simbólicas e sociais, ponderando as diversas significações e representações que sofreram no decurso de sua historicidade, e os usos que lhes foram aferidos na perspectiva da construção e reconstrução de sentido frente à relação entre história e memória, ou memória e história, para considerar a existência, ou não, de um vínculo causal entre o Chafariz e o Monumento. A fundamentação teórica sustenta-se em duas perspectivas: uma de Jacques Le Goff, frente às considerações de que a memória é a propriedade de conservar certas informações; outra de Roger Chartier, na acepção de que a realidade histórica só chega ao historiador por meio de representações, pois, em diferentes épocas, a realidade social é construída, dotando o presente de significado. Viabilizando o acesso às informações disponíveis acerca dos bens patrimoniais, a pesquisa constituiu-se em análise de registros iconográficos, buscando perceber como os monumentos foram representados enquanto objetos e como, a partir dos objetos, os indivíduos representaram os monumentos. Registros escritos foram consultados com a intenção de reconstruir as informações neles constantes, a fim de perceber os pontos convergentes e os divergentes acerca dos dados históricos que envolvem o Chafariz e o Monumento. Recorrendo-se a registros orais da história, realizou-se processo de entrevistas. E, por fim, aplicou-se ficha de coleta de informações. Quando de posse desses dados, fornecidos por depoentes, verificou-se como os monumentos na atualidade são significados, representados e o que permanece na memória da população, envolvendo a história dos monumentos, a partir do instrumento de análise amostragem. Assim, embora se acredite que o que permanece hoje de memória acerca dos monumentos diz respeito à sua história, percebe-se que isso não é totalmente verdade. De fato, o fazer histórico reconduz a novas leituras e interpretações, e, em muitos casos, o que fica talvez evidente é um processo de apagamento da memória, assim, não há representação ou significação para história coletiva, realidade que favorece o esquecimento pelo ente social ou político
Abstract: This work has examined the process of patrimonialization of two cultural historical heritage assets in Passo Fundo. The fountain of Mãe Preta 1863 (before the end of slavery in Brazil), which referes to enslaved Mãe Preta. And the creation of a monument to Mãe Preta a century after the first, in 1964. The problematic intends to identify the possible relation problems between the subjects, which took place at the creation point of both monuments. In order to determine how the composition process of these memory sites as elements of historic matter occurred, turning these assets, which carry elements of materiality history - the monuments themselves, into historic symbols, as well as, of symbolic immateriality since the studied assets present characteristics which report to compensatory concepts, and are assigned different and contradictory meanings and representations. The study aims to understand the relations which were established under local political life and which led to the creation of these refered monuments; understanding the cultural, social and symbolic relations; pondering the various significations and representations processed in the course of history, and the uses to which they were refered to, in terms of construction and reconstruction of meaning based on the relationship between history and memory, or memory and history, to consider the existence, not of a causal link between the fountain and the monument. The theoretical foundation is supported by two perspectives: one by Jacques Le Goff´s considerations stating that memory is the property of retaining certain information. The other by Roger Chartier which says that past history reality reaches historians only through representations, which at different times form social reality giving present its meaning. Enabling the access to the available information about the assets, the research was based on iconographic record analysis, seeking to understand how the monuments were represented as objects and how, as the objects were created, the individuals represented the monuments. Written records were consulted with the intention of reconstructing the information found in them in order to recognize the convergent and divergent points about historical data involving the target Fountain and Monument. The interview process was held using oral history. And finally, the information-gathering form was used, and based on the collected data provided, we have learned how the monuments are currently understood, represented, and which historic facts remain as community memory. The instrument of analysis used in this study was produced by sampling. Thus, what currently remains about the memory of these monuments is concerned with their history, although it may seem different, history makes new readings and interpretations possible, in many cases what might be evident is an erasure memory process, being meaningless to collective history, which favors social or political oblivion
Keywords: Monumentos - Passo Fundo (RS)
Passo Fundo (RS) - História
Patrimônio histórico
Monuments - Passo Fundo (RS)
Passo Fundo (RS ) - History
Heritage
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: História
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: BACCIN, Diego José. Em memória da cativa, uma memória que cativa? Análise da construção dos monumentos, da memória e da patrimonialização do Chafariz da Mãe Preta e da Praça da Mãe de Passo Fundo. 2014. 195 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/172
Issue Date: 21-Nov-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

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