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dc.creatorAderichn, Laercio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4478569823507714por
dc.contributor.advisor1Meira Júnior, Agenor Dias de-
dc.contributor.advisor1Lattes27394093034por
dc.date.accessioned2019-03-14T00:08:04Z-
dc.date.issued2014-10-10-
dc.identifier.citationADERICHN, Laercio. Avaliação estrutural de ônibus rodoviário com aplicação de plataformas elevatórias para prover acessibilidade. 2014. 103 f. Dissertação (Mestrado em Projeto e Processos de Fabricação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1630-
dc.description.resumoTodo cidadão tem o direito de ir e vir, e cabe ao poder público garantir este direito para todos incluindo as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. O tema acessibilidade é bastante discutido no cenário nacional, e na última década, o Brasil oficializou através de suas ações, a preocupação e a vontade em realizar a inclusão social das pessoas com deficiências. Diversas ações vêm sendo implementadas como a elaboração de Normas regulamentadoras e emissões de Decretos, Leis e Portarias, sobre as regras a serem seguidas para com a acessibilidade e também penalizações para quem não as segui-las e respeitá-las. Pesquisas constataram que os ônibus rodoviários de médias e longas distâncias não evoluíram e não proporcionaram condições favoráveis de acessibilidade para pessoas com deficiências. O objetivo deste trabalho é analisar o conjunto estrutural de uma carroceria de ônibus rodoviário com a aplicação de plataformas elevatórias para prover acessibilidade, verificar sua capacidade de resistência e sugerir soluções para viabilizar a estrutura que irá recebê-las. O arranjo estrutural estudado é submetido à instalação de dois tipos de elevadores desenvolvidos para ônibus rodoviários, os quais são comparados com um modelo referência sem estes dispositivos para transposição de fronteira, já validado experimentalmente. Com a realização de análises de elementos finitos foi possível avaliar os valores de tensões que atuam nas carrocerias e a rigidez dos arranjos através da análise modal, concluindo que as estruturas tendem a não falhar com a inclusão dos elevadores neste modelo de carroceria de ônibus.por
dc.description.abstractEvery citizen has the right to come and go, and the government has to ensure this right for everyone including people with disabilities or reduced mobility. The accessibility issue is widely discussed in the national scene, and in the last decade, Brazil officiated by its actions, the concern and willingness to achieve the social inclusion of disabled people. Several actions have been implemented as: development of regulatory standards, Decrees emissions, Laws and Ordinances on the rules to be followed towards accessibility and also penalties for those whom do not follow or respect them. Researchers have found that road buses of medium and long distances have not changed and did not provide favorable conditions of accessibility for disabled people. The goal of this study is to analyze the whole structure of a road bus body with platform lifts application to provide accessibility, verify its resilience and suggest solutions to enable the structure that will receive. The structural arrangement studied is submitted to the installation of two types of lifts developed for road buses, which are compared with a model reference without these devices for boundary crossing, already experimentally validated. With the finite element analysis realization was possible to evaluate the values of stresses acting on the car bodies and the rigidity of the arrangements through modal analysis, concluded that the structures tend not to fail with the inclusion of the lifts in this bus body model.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2019-03-14T00:08:04Z No. of bitstreams: 1 2014LaercioAderichn.pdf: 7670799 bytes, checksum: f695b7553260ad52e72a760b9716bd87 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-14T00:08:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014LaercioAderichn.pdf: 7670799 bytes, checksum: f695b7553260ad52e72a760b9716bd87 (MD5) Previous issue date: 2014-10-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenharia e Arquitetura – FEARpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProcessos de fabricaçãopor
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectÔnibuspor
dc.subjectProjetos e construçãopor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.titleAvaliação estrutural de ônibus rodoviário com aplicação de plataformas elevatórias para prover acessibilidadepor
dc.title.alternativeStructural evaluation of road buses with the application of lifting platforms to provide accessibilityeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação

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