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dc.creatorEspig, Daniel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6643279141124550por
dc.contributor.advisor1Walber, Márcio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8753406231750430por
dc.date.accessioned2019-03-12T19:39:27Z-
dc.date.issued2016-10-27-
dc.identifier.citationESPIG, Daniel. Análise numérica de dispositivos de poltrona móvel de carroceria de ônibus. 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado em Projeto e Processos de Fabricação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1622-
dc.description.resumoEste estudo busca analisar numericamente a estrutura de um conceito de dispositivo de poltrona móvel (DPM) a ser acoplado em ônibus que venha possibilitar o embarque de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O equipamento possui acionamento elétrico e capacidade de movimentar uma plataforma com uma poltrona do interior do ônibus, baixando-a até a altura da calçada/passeio, onde o passageiro com deficiência pode facilmente acomodar-se nesta poltrona e ser elevado ao interior do ônibus. A análise numérica visa à obtenção do comportamento mecânico estático da estrutura quando sujeita a três condições de carregamento, sendo duas previstas em legislação nacional na NBR 15.320 e na Resolução CONTRAN Nº 445:2013, e outra definida para projeto. O modelo numérico e respectiva análise são processados em software CAE pelo Método dos Elementos Finitos (MEF), e a capacidade do modelo numérico representar a realidade é verificada com comparativo, em termos de deslocamentos, entre resultado numérico e ensaio de protótipo, realizado em laboratório sob as condições de ancoragem de uma poltrona, conforme Resolução CONTRAN Nº 445:2013. O protótipo ensaiado em laboratório acreditado pelo INMETRO obteve parecer, pelo atendimento às condições de segurança previstas para ancoragem da poltrona, e o respectivo modelo numérico, comportamento compatível com o ensaio. Na análise numérica, a estrutura do DPM, de forma geral, apresentou boa rigidez e conduz a futuros estudos com expectativa de redução de massa do equipamento.por
dc.description.abstractThis study seeks to analyze numerically the structure of a concept mobile device armchair (DPM) to be coupled in the bus that will allow the embarkation of persons with disabilities or reduced mobility. The equipment has electric drive and ability to move a platform with the interior of the bus seat, lowering the same to the curb height/ride where passengers with disabilities can easily be accommodated in this chair and be elevated to the interior of the bus. Numerical analysis aims to obtain the static mechanical behavior of the structure when subjected to three loading conditions, two provided for in national legislation in NBR 15.320 and Resolução CONTRAN Nº 445:2013, and another set for the project. The numerical model and its analysis are processed CAE software for Finite Element Method (FEM), and the ability of the numerical model to represent reality is verified by comparison, in terms of displacement, between numerical result and prototype test, carried out in the laboratory under anchoring conditions of a chair, according to Resolução CONTRAN Nº 445:2013. The prototype tested in laboratory accredited by INMETRO obtained opinion by answering the security requirements for the seat anchorage, and its numerical model behavior compatible with the test. In numerical analysis, the structure of DPM, in general, showed good rigidity and lead to future studies with expected mass reduction equipment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2019-03-12T19:39:27Z No. of bitstreams: 1 2016DanielEspig.pdf: 8358508 bytes, checksum: d9ab4df065e8632c6a64a84b1e4cf7f8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-12T19:39:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016DanielEspig.pdf: 8358508 bytes, checksum: d9ab4df065e8632c6a64a84b1e4cf7f8 (MD5) Previous issue date: 2016-10-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenharia e Arquitetura – FEARpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise numéricapor
dc.subjectMétodo dos elementos finitospor
dc.subjectProcessos de fabricaçãopor
dc.subject.cnpqENGENHARIA MECANICA::PROCESSOS DE FABRICACAOpor
dc.titleAnálise numérica de dispositivos de poltrona móvel de carroceria de ônibuspor
dc.title.alternativeNumerical analysis of mobile body armchair devices by coacheng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação

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