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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A inclusão do aluno surdo na perspectiva da educação estética
Other Titles: The inclusion of the deaf student in the perspective of aesthetic education
???metadata.dc.creator???: Mariani, Ana Paula da Silva Zorzi 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ormezzano, Graciela René
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo aborda o tema “inclusão” na educação da pessoa surda no panorama atual da educação inclusiva e recai em questões relativas às limitações na comunicação e linguagem desses alunos. Embora a LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - tenha sido reconhecida há mais de uma década, sua utilização ainda é inconsistente nas metodologias de escolas do ensino regular. A esse fato deve-se dar relevância, visto que é considerada a primeira língua da pessoa surda. A pesquisa insere-se na linha de pesquisa: Processos Educativos e Linguagem, e compartilha de algumas inquietações a respeito da evolução da escolarização dos alunos com surdez numa escola estadual da rede regular. Para desenvolvê-la, fez-se necessário conhecer: quais as significações que o tema inclusão produz nos estudantes surdos ao participarem de uma oficina de educação estética? Com base nessa problemática, definiu-se como objetivo investigar os significados que o tema inclusão produz entre os estudantes surdos, através de sua participação em uma oficina de educação estética. A educação estética, embasada por Gennari (1997) e Ormezzano (2002, 2007 e 2009), surge para agregar a possibilidade de o estudante trazer à tona seus anseios, percepções e expectativas sobre o momento de inclusão. A pesquisa foi alicerçada, essencialmente, em quatro momentos: o levantamento bibliográfico, seguido pela construção de um projeto que viabilizou o desenrolar da oficina e oportunizou o momento de coleta de dados e, finalmente, a interpretação do conteúdo visual produzido nas atividades estéticas. Nesse processo clarificou-se a conformidade das escolhas pelo método de análise aplicado, a motivação pelo tipo de pesquisa qualitativa, os instrumentos que deram respaldo ao levantamento dos dados e, ainda, o tipo de pesquisa-ação convergente com conceitos do universo fenomenológico, conforme Maurice Merleau-Ponty (2006).A investigação foi realizada numa escola estadual e configurada por meio de uma oficina de educação estética, composta por dez encontros. Os participantes constituem um grupo de três estudantes surdos, suas famílias, uma professora do ensino regular, a professora da classe especial que os estudantes frequentam, além da diretora e supervisora de Educação Especial da escola. A análise dos dados foi realizada com base no método fenomenológico proposto por Giorgi (1985) e Comiotto (1992). A análise possibilitou revelar três essências fenomenológicas e nove dimensões. A primeira essência - as tensões que se revelam na inclusão – revelou as dimensões: as dúvidas, anseios e incertezas que surgem frente a uma nova etapa escolar, os laços de acomodação e os sentimentos de ambiguidade do imaginário dos alunos e a importância de Libras no processo de inclusão do aluno com surdez. A segunda essência - o papel da escola no momento da inclusão do aluno com surdez – revelou a ausência de sistematização de um trabalho preparatório à inclusão, a formação de professores para a aceitação das diferenças e a interação entre família, gestores, AEE e professor da classe comum. Finalmente, a terceira essência – O papel da família na inclusão do (a) filho (a) com surdez – trouxe as seguintes dimensões: os sentimentos de proteção que surgem frente à inclusão, a importância de (re) conhecer no (a) filho (a) a percepção que ele (a) possui de si mesmo e as expectativas criadas em relação à escola. A oficina, além disso, possibilitou conhecer a percepção dos estudantesacerca da inclusão, através de suas próprias significações, palavras e expressões.
Abstract: This study deals with the theme "inclusion" in the education of deaf person in the current panorama of inclusive education and relapses in matters concerning to limitations in language and communication of the students. Although LIBRAS - Brazilian Sign Language - has been recognized for over a decade, their use is still inconsistent in the methodologies of elementary schools. This fact is very relevant, since it is considered the first language of the deaf person. The work is part of the research line: Education and Language Processes, and shares some concerns about the evolution of the education of students with deafness in a public elementary school. To develop it, it is necessary to know: what are the meanings that the theme inclusion produces in deaf students to participate in an aesthetic education workshop? Based on these problems, it was decided to investigate the meanings that the theme inclusion produces among the deaf students through their participation in a workshop of aesthetic education. The aesthetic education based on Gennari (1997) and Ormezzano (2002, 2007 and 2009), arises to aggregate the possibility of the student bring up their concerns, perceptions and expectations about the timing of inclusion. The research was grounded essentially in four stages: the literature, followed by the completion of a project that has enabled the development of the workshop and provided an opportunity the time for data collection and finally the interpretation of visual content produced in aesthetic activities. In the process has clarified the conformity of the choices the analysis method applied, the motivation for the kind of qualitative research, the instruments that gave support assemble the data and also the kind of convergent action research with concepts of the phenomenological universe according Maurice Merleau-Ponty (2006). The research was performed in a state school and configured through a workshop aesthetic education, consisting of ten sessions. The participants are a group of three deaf students, their families, a teacher of the regular teaching, the teacher of special grade students attend, as well as principal and Special Education supervisor of school. Data analysis was based on the phenomenological method proposed by Giorgi (1985) and Comiotto (1992). The analysis made it possible to reveal three phenomenological essences and nine dimensions. The first essence - the tensions that have proved the inclusion - revealed the dimensions: the doubts, desires and uncertainties that arise front of a new school stage, accommodation ties and imaginary ambiguity of feelings of students and the importance of Pounds in process of inclusion of students with deafness. The second essence - the role of school at the time of inclusion of students with deafness - revealed the lack of systematization of preparatory work to include the training of teachers for the acceptance of differences and interaction among family, managers, AEE and professor of common class. Finally, the third essence - the family's role in the inclusion of children with deafness - brought the following dimensions: the protective feelings that arise front inclusion, the importance of recognizing the child's perception that he has of itself and the expectations created about school. The workshop furthemore possible to know the perceptions of students about the inclusion, through their own meanings, words and expressions.
Keywords: Surdos
Educação
Linguagem de sinais
Educação especial
Educação inclusiva
Estética
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: MARIANI, Ana Paula da Silva Zorzi. A inclusão do aluno surdo na perspectiva da educação estética. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1615
Issue Date: 27-Nov-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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