Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1510
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFontana, Maire Josiane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7737994258113314por
dc.contributor.advisor1Rettenmaier, Miguel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9201120360134334por
dc.date.accessioned2018-10-05T18:37:45Z-
dc.date.issued2018-06-13-
dc.identifier.citationFONTANA, Maire Josiane. Janelas à técnica: leitura literária integrada ao currículo do Instituto Federal de Sertão. 2018. 345 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1510-
dc.description.resumoEste estudo, pesquisa social de base empírica, consiste em uma análise participativa sobre a dimensão do desenvolvimento de práticas leitoras literárias contemporâneas na formação leitora dos alunos de uma turma de segundo ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão. Os sujeitos da pesquisa têm como base de formação o currículo do curso Técnico em Agropecuária, priorizando, portanto, as leituras técnicas em detrimento das literárias. Este estudo, assim, corresponde a uma pesquisa-ação, dividida em três etapas. A primeira envolveu a aplicação de um questionário aos alunos com questões relacionadas à leitura. Com base nas respostas, foi possível traçar um perfil leitor dos sujeitos participantes desta pesquisa. A segunda ação deste estudo ocorreu com uma visita ao Centro de Referência de Literatura e Multimeios (Mundo da Leitura) da Universidade de Passo Fundo, com a realização de uma prática leitora com os alunos com vistas à formação de leitores em múltiplas linguagens. A última ação consistiu no desenvolvimento de práticas leitoras na escola, a partir de leituras contemporâneas, organizadas com base nas temáticas do Palco de Debates da 14ª e da 15ª Jornada Nacional de Literatura, associadas à literatura canônica. Para cada semestre, foram escolhidas duas temáticas, contemplando, em cada uma, dois autores e suas respectivas obras, promovendo a leitura e permitindo, ao final de cada prática, uma produção escrita, orientada e assistida pela pesquisadora. A realização das práticas teve como suporte os livros do Centro de Referência de Literatura e Multimeios, e permitiu o contato dos participantes da pesquisa com leituras inovadoras e diferenciadas, abrindo caminhos para a formação de leitores literários inclusive em suporte digital, sempre no intuito de motivá-los para a leitura e de evidenciar a importância do professor como referência na formação e na mediação leitora. Este estudo dedicou um olhar aprofundado sobre a formação de leitores, em um processo de reflexão sobre a leitura como prática social e literária associada às manifestações artístico-culturais em diferentes mídias, tendo como suporte teórico os pressupostos de Regina Zilberman e Michèle Petit, que abordam a realidade da leitura, numa crise que envolve tanto professores quanto alunos; Judith Langer e Regina Zilberman, sobre o texto literário na escola, a construção de representações e a experiência literária; Antonio Candido, a partir do entendimento da literatura como fator de humanização; e Rildo Cosson e Magda Soares, com considerações envolvendo o letramento literário.por
dc.description.abstractThis study, an empirical social research, consists on a participant analysis about the dimension of the development of contemporary literary reading practices within reading education built up by second graders from the Federal Institute of Education, Science and Technology from the State of Rio Grande do Sul, Brazil – Campus Sertão. The participants of this research are students enrolled in the Technical course in Agriculture and due to this fact they prioritize technical readings rather than the literary ones. Therefore, this study corresponds to an action research, which is divided in three stages. The first stage involved the application of a questionnaire to the students with questions related to reading. Based on their answers, it was possible to o utline a reading profile for the participants. In the second stage, the students were taken to a visitation tour in the Center of Reference in Literature and Multimedia (Mundo da Leitura) located in the campus of the University of Passo Fundo. In this location, a reading practice was developed with the students focusing on multiple languages in reading education. The last stage consisted on the development of reading practices in the students’ own institute, based on contemporary readings organized by thematic in the last Palco de Debates that occurred in the 14th and 15th Jornada Nacional de Literatura, associated with canonical literature. For each semester, it was chosen two thematics, contemplating two authors and their writings in each of them and promo ting the reading practice as well as allowing, at the end of each practice, a written production, guided and assisted by the researcher. The achievement of the practices were supported by the books from the Center of Reference in Literature and Multimedia (Mundo da Leitura) and, this aspect has allowed the participants’ connection to different and innovative readings, opening spaces for the construction of literary readers, including literary readers by digital support. The practices always aimed to motivate the students in their reading skills and to put into evidence the importance of the teacher as a reference in the mediation of the reading practices. This study was deeply engaged in the reader education by reflecting in the reading as a social and literary practice, which is associated to the cultural manifestations in different media. The study is based on the theoretical aspects by Regina Zilberman and Michele Petit, who approach the reading reality between teachers and students; Judith Langer and Regina Zilberman, who argue about the literary text at school, the construction of representations and the literary experience; Antonio Candido, who explores the understanding of literature as a humanization factor; and Rildo Cosson and Magda Soares, who discuss about the literary literacy.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2018-10-05T18:37:45Z No. of bitstreams: 1 2018MaireJosianeFontana.pdf: 237496 bytes, checksum: ebfe98423aaa20d6e2300a11f6978650 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-05T18:37:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018MaireJosianeFontana.pdf: 237496 bytes, checksum: ebfe98423aaa20d6e2300a11f6978650 (MD5) Previous issue date: 2018-06-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectRio Grande do Sulpor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLeitorespor
dc.subjectReação críticapor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleJanelas à técnica: leitura literária integrada ao currículo do Instituto Federal de Sertãopor
dc.title.alternativeWindows to the technique: literary reading integrated to the curriculum of the Federal Institute of Sertãoeng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018MaireJosianeFontana.pdfTese Maire Josiane Fontana231.93 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.