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dc.creatorGonçalves, Iverton Gessé Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6549719100465737por
dc.contributor.advisor1Freitas, Ernani Cesar de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9653110286244674por
dc.date.accessioned2018-06-21T19:24:58Z-
dc.date.issued2015-10-22-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Iverton Gessé Ribeiro. Práticas discursivas, mulheres e memórias: identidade e manifestações culturais em Nova Prata. 2015. 157 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1437-
dc.description.resumoA temática desta pesquisa, intitulada Práticas discursivas, mulheres e memórias: identidade e manifestações culturais em Nova Prata, é delimitada em analisar as práticas discursivas das mulheres, dentro do sistema de restrições semânticas que regula o discurso da imigração italiana em Nova Prata, em especial, a cenografia e o ethos discursivo que podem ser apreendidos desse discurso. O objetivo que move este estudo é interpretar as cenografias construídas a serviço das manifestações culturais a partir do discurso das mulheres descendentes da imigração italiana, bem como compreender os éthe discursivos resultantes desse movimento enunciativo como constructos de identidade das mulheres na italianidade. As concepções de cultura, sistemas de representações simbólicas e poder simbólico, postuladas por Bosi (1992), Bourdieu (1974, 1989), De Certeau (1994, 1995) e Geertz (2008), e as descrições de identidade, apresentadas nos estudos de Bauman (2005), Canclini (1995), Hall (2006, 2013) e Woodward (2013), compõem o primeiro pilar do marco teórico sobre o qual se desenvolve este estudo. A orientação para o estudo da semântica global e as categorias teóricas de cenografia enunciativa e ethos discursivo, propostas por Maingueneau (1984/2008a, 1987/1997, 2000/2013), constituem-se no segundo pilar que dá sustentação a esta pesquisa. A justificativa deste estudo se dá pela possibilidade de entendermos cultura como uma rede semiótica a serviço de um poder simbólico. A identidade, lugar discursivo fornecido por essa rede semiótica, é vivida somente no discurso. O estudo da semântica global oportuniza-nos interpretar as manifestações culturais e as marcas identitárias por via dos planos do discurso e do enlaçamento enunciativo promovido pela cenografia e pelo ethos discursivo. O corpus desta pesquisa é composto por um vídeo documentário produzido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Nova Prata e intitulado Mulheres e Memórias. A pesquisa caracteriza-se, quanto aos objetivos, como exploratório-descritiva; bibliográfica e documental no que se refere aos procedimentos técnicos e classifica-se, por sua abordagem, como qualitativa. O sistema de representações simbólicas que regula o sistema de restrições semânticas deixa transparecer, no discurso das mulheres da imigração italiana, a necessidade de o enunciador legitimar-se mediante o trabalho árduo em prol da comunidade, o matrimônio como profissão de fé e a constituição de família. A cenografia desse discurso busca legitimar-se numa dêixis fundadora que rememora o sofrimento da imigração e engrandece o imigrante na construção de um ethos heroico e fervorosopor
dc.description.abstractThe theme of this research entitled Discursive Practice, Women and Memory: Identity and Cultural Manifestations in Nova Prata is bounded to analyze women discursive practice, within the semantics restriction system that regulates the discourse of the italian imigration in Nova Prata, particularly, the scenography and the discursive ethos that can be both seized from this discourse. The goal this study heads towards is to interpret the scenographies built to serve the cultural expressions on discourse of Italian immigration descendant women, as well as to understand the discursive éthe resulting from this enunciation movement as women identity constructs in Italianity. The conceptions of culture, symbolic representation systems and symbolic power, postulated by Bosi (1992), Bourdieu (1974, 1989), De Certeau (1994, 1995) and Geertz (2008), and the identity descriptions presented in the studies of Bauman (2005), Canclini (1995), Hall (2006, 2013) and Woodward (2013), compound the first foundation of the theoretical framework on which this study is developed. The guidance for the global semantics study and the theoretical categories of the enunciation scenography and discursive ethos, proposed by Maingueneau (1984/2008a, 1987/1997, 2000/2013), build up the second foundation that supports this research. The justification of this study is given by the possibility of understanding culture as a semiotic network working towards a symbolic power. The identity, a discursive place provided by this semiotic network, is only lived through discourse. The study of the global semantics gives us the opportunity to interpret the cultural manifestations and the identity marks by means of the discursive plans and the enunciation entwinement put forward by scenography and by discursive ethos. The corpus of this research is composed of a documentary video produced by the Nova Prata's Educational and Cultural City Council and entitled Mulheres e Memórias (Women and Memory). Related to its goals, the research is featured as exploratory-descriptive; bibliographic and documentary regarding to its technical procedures and it is classified as qualitative when related to its approach. The symbolic representation system of semanticsrestrictions reveals, in the discourse of Italian immigration woman, the need of the enunciator to legitimate herself through the hard work for the community, the matrimony as a profession of faith and the family constitution. The scenography of this discourse tries to legitimate itself in a founder deixis that recalls the immigration suffering and enhances the immigrant in the building of an heroic and zealous ethos.por
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2018-06-21T19:24:58Z No. of bitstreams: 1 2015IvertonGesseRibeiroGoncalves.pdf: 1301606 bytes, checksum: 163bf604a7bab91f836111f00d8d4364 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-21T19:24:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015IvertonGesseRibeiroGoncalves.pdf: 1301606 bytes, checksum: 163bf604a7bab91f836111f00d8d4364 (MD5) Previous issue date: 2015-10-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise do discurso literáriopor
dc.subjectNova Pratapor
dc.subjectAnálise linguísticapor
dc.subjectIdentidade socialpor
dc.subjectAnalysis of literary discoursepor
dc.subjectlinguistic analysispor
dc.subjectsocial identitypor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titlePráticas discursivas, mulheres e memórias: identidade e manifestações culturais em Nova Pratapor
dc.title.alternativeDiscursive practices, women and memories : identity and cultural events en Nova Prataeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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