Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1394
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Encenação e ubiquidade em discursos no Twitter : procedimentos de análise
Other Titles: Staging and ubiquity in speeches on Twitter: analysis procedures
???metadata.dc.creator???: Boaventura, Luis Henrique 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Freitas, Ernani Cesar de
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho trata da encenação do ato de linguagem em interações verbais na rede social Twitter. O objetivo geral é analisar e discutir o funcionamento do ato de linguagem na era da hipermobilidade. O marco teórico se situa sobre três bases: o ato ético e a valoração estética em Mikhail Bakhtin (1997, 2012), a comunicação ubíqua em Lucia Santaella (2010, 2013a) e a Teoria Semiolinguística em Patrick Charaudeau (2010a, 2010b). A tese formulada é de que a comunicação na RSI Twitter, quando negociada em torno de uma matéria altamente polarizante, como a política, tende a firmar contratos exclusivamente entre sujeitos que dividem o mesmo polo da argumentação, visando a uma mútua legitimação e mantendo a construção de sentido presa no interior de um circuito autofágico que gira sobre seu eixo sem sair do lugar. Essa comunicação é ubíqua e seus participantes estão situados de modo ambivalente sobre um espaço social físico e um espaço social virtual. Tal condição, de existência dupla, vem dar origem ao enunciador ubíquo (EUu), que encena o ato de linguagem através de uma articulação entre duas presenças sociais simultâneas: sua projeção virtual e seu correlativo físico. O estudo é pautado pela pesquisa exploratório-descritiva, bibliográfica e com abordagem qualitativa em relação à Teoria Semiolinguística, à filosofia do ato responsável e à comunicação ubíqua. O corpus é composto por dois tweets em reação ao anúncio do falecimento da ex-primeira-dama Dona Marisa Letícia, dia 3 de fevereiro de 2017. O trabalho revela que EUu antagoniza seu destinatário aparente, o enunciador OP (original poster), a quem oferece sua resposta, e encena o ato de linguagem para um TUu-instituição destinatária (destinatário real) composto por usuários, sujeitos ubíquos, que compartilham o seu lado do espectro polarizante, negociando com esse TUu a contrapartida de conivência que valida o seu discurso e reforça sua consciência identitária em um movimento duplo: quanto mais semelhante a TUu; quanto mais diferente de OP.
Abstract: This work deals with the staging of the language act in verbal interactions in the social network Twitter. The general objective is to analyze and discuss the functioning of the language act in the era of hypermobility. The theoretical framework is based on three bases: the ethical act and the aesthetic valuation in Mikhail Bakhtin (1997, 2012), the ubiquitous communication in Lucia Santaella (2010, 2013a) and the Semiolinguistic Theory in Patrick Charaudeau (2010a,2010b). The thesis is that the communication in the RSI Twitter, when negotiated around a highly polarizing matter, such as politics, tends to sign contracts exclusively between individuals who share the same pole of argument, aiming at a mutual legitimation and maintaining the construction of meaning trapped inside an autophagic circuit that turns on its axis without leaving the place. This communication is ubiquitous and its participants are placed ambivalently about a physical social space and a virtual social space. This condition, of dual existence, gives rise to the ubiquitous enunciator (EUu), which enacts the language act through a link between two simultaneous social presences: its virtual projection and its physical correlative. The study is based on the exploratorydescriptive, bibliographical research with a qualitative approach in relation to the Semiolinguistic Theory, the philosophy of the responsible act and the ubiquitous communication. The corpus is composed of two tweets in reaction to the announcement of the death of former First Lady Dona Marisa Letícia, on February 3, 2017. The work reveals that US antagonizes its apparent recipient, the OP enunciator (original poster), whom offers its response, and enacts the act of language to a TUu-recipient institution (real recipient) composed of users, ubiquitous subjects, who share their side of the polarizing spectrum, negotiating with this TUu the counterpart of connivance that validates their speech and reinforces his consciousness identity in a double movement: how much more similar to TUu; the more different from OP. Key words: Language act. Ubiquitous communication. Ethical act. Identity. Twitter.
Keywords: Comunicação
Análise do discurso
Identidade
Redes sociais on-line
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação – FAED
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: BOAVENTURA, Luis Henrique. Encenação e ubiquidade em discursos no Twitter : procedimentos de análise. 2017. 135 f.Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1394
Issue Date: 30-Nov-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese - Luis Henrique Boaventura.pdfTese Luis Henrique Boaventura2.96 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.