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dc.creatorBorowski, Pia Elena Zancanaro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6575277966726850por
dc.contributor.advisor1Pasqualotti, Adriano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6749725997811807por
dc.contributor.advisor-co1Portella, Marilene Rodrigues-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:10:20Z-
dc.date.available2015-12-10-
dc.date.issued2014-06-30-
dc.identifier.citationBOROWSKI, Pia Elena Zancanaro. Representações sociais do processo de viver e envelhecer pelo exercício de leitura e escrita : a participação do sujeito idoso em uma oficina literária. 2014. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde e Ciências Biológicas) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/1161-
dc.description.resumoOs idosos, ao vivenciarem uma experiência, elaboram representações sociais do seu processo de viver e envelhecer, uma vez que se trata de algo intrínseco ao seu grupo de pertença. No presente estudo buscamos conhecer o significado do processo de viver e envelhecer do sujeito idoso por meio de práticas de leitura e escrita, enfocando a sua participação em uma oficina literária. Com tal delimitação visamos investigar quais são as representações sociais nesse processo de atividades discursivas e os sentidos por ele atribuídos ao viver e ao envelhecer. Avaliarmos também os efeitos dessa prática na inserção social dos mais velhos, e o quanto essas imagens da velhice se tornaram mais expressivas nesse contexto. Com amparo na Teoria das Representações Sociais, considerando que o problema investigado focaliza experiências humanas, valores e crenças como parte da realidade social, o trabalho configurou-se como uma pesquisa de estudo de caso, assumindo o caráter observacional, com abordagem qualitativa, e tendo como participantes 15 sujeitos idosos com idade entre 60 e 78 anos, frequentadores da Oficina Literária do Centro Regional de Estudos e Atividades para a Terceira Idade da Universidade de Passo Fundo, RS. Investigamos o pressuposto de que a participação do sujeito idoso em uma oficina literária, mediadora para a construção de imagens interessantes, pode significar a reinserção social, o resgate da cidadania pela promoção do exercício da oralidade, da leitura e da escrita como ferramentas de relação. Os principais achados mostram que o sujeito idoso se expressa como pessoa humana, compartilha e amplia seu saber acumulado, sua bagagem cultural de relação com o universo em que vive, tendo a possibilidade de transformar a si mesmo, ou seja, de ser agente de transformação. Tais exercícios traduzem o intuito do espaço proposto na oficina que se mostrou promotor da expressão na maturidade, no envelhecimento ou na velhicepor
dc.description.abstractElderly people, when going through an experience, elaborate social representations of their process of living and aging, since it is something intrinsic to the group they belong. In this study we sought to understand the meaning of living and aging of elderly individuals through practices of reading and writing, focusing on their participation in a literary workshop. With such restriction, we aimed to investigate what are the social representations in this process of discursive activities, and the meanings it assigns for living and aging. We also assessed the effects of this practice on social inclusion of older people, and how these images of aging have become more significant in this context. Based on the Theory of Social Representations, whereas the researched problem focuses on human experiences, values, and beliefs as part of social reality, the work was configured as a case study research, assuming an observational character with a qualitative approach, and taking as participants 15 elderly people, aged between 60 and 78 years, who attend the Literary Workshop of the Regional Centre of Studies and Activities for the Elderly, at the University of Passo Fundo, RS, Brazil. We investigated the assumption that the participation of the elderly individual in a literary workshop, which is a facilitator for the construction of interesting images, may represent social reintegration, recovery of citizenship by promoting the practice of oral communication, reading, and writing, as relationships tools. The main findings show that elderly individuals express as human beings, share and broaden their accumulated knowledge, their cultural baggage of the relation to the universe they live in, having the ability to transform themselves, in other words, the ability to be transformation agents. Such exercises reflect the intent of the space proposed in the workshop, which proved to be the promoter of expression in maturity, aging or old ageeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:10:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014PiaElenaZancanaroBorowski.pdf: 974478 bytes, checksum: ba6c59663cf41a99c4d83db4e38bb727 (MD5) Previous issue date: 2014-06-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentCiências da Saúde e Ciências Biológicaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Envelhecimento Humanopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectVelhicepor
dc.subjectAgingeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectwritingeng
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectOld ageeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApor
dc.titleRepresentações sociais do processo de viver e envelhecer pelo exercício de leitura e escrita : a participação do sujeito idoso em uma oficina literáriapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano



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