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dc.creatorTeixeira, Micheline Machado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4932713043346407por
dc.contributor.advisor1Diehl, Astor Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4106525822499548por
dc.contributor.advisor-co1Antoni, Verner Luis-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:10:19Z-
dc.date.available2015-10-14-
dc.date.issued2015-05-27-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Micheline Machado. Envelhecimento humano e consumo : a estética, dilemas e diversidade de comportamentos. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde e Ciências Biológicas) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/1155-
dc.description.resumoPara as mulheres, o fenômeno do envelhecimento pode ser mais traumático do que para os homens, uma vez que elas se defrontam com a perda da jovialidade estética, surgimento de rugas, sinais de expressão, cabelos brancos, entre outras mudanças físicas, o que tem motivado o maior consumo de cosméticos por este público que busca elevar sua autoestima e sentir-se incluído socialmente. Este estudo será apresentado em forma de dois capítulos, o primeiro deles com o objetivo de compreender a influência dos fatores emocionais ao longo das etapas do processo de decisão de compra de cosméticos que atenuam os efeitos estéticos da velhice em mulheres pertencentes à Classe C. O segundo capítulo objetiva conhecer a dinâmica de cuidados estéticos e a decisão de compra de produtos cosméticos condicionada à situação financeira dessas idosas. Para tanto, configura-se como uma pesquisa exploratória descritiva que busca uma maior familiaridade com o problema de maneira a torná-lo explícito. Tem também caráter qualitativo, pois é baseado em pequenas amostras e perguntas abertas, sem opções de respostas pré-determinadas, permitindo que se conheçam as percepções, avaliações, sentimentos e julgamentos das pessoas entrevistadas. Utilizou-se a técnica de grupo focal. Participaram 32 mulheres, com idade entre 60 e 80 anos, de diferentes níveis de escolaridade, residentes num município do norte, do Rio Grande do Sul. A pesquisa ocorreu no segundo semestre de 2014, após aprovação do Comitê de ética em Pesquisa da UPF. Ficou evidenciada, com o estudo, a influência dos fatores emocionais na decisão de compra de produtos cosméticos, que fatores emocionais intervêm no processo de decisão de compra de cosméticos e que a questão estética tem um papel bem importante na vida das mulheres e, com o envelhecimento e o consequente aparecimento dos sinais da idade, os cosméticos assumem a função de atenuar a perda da jovialidade estética e os reflexos negativos desta fase. Ao se pesquisar a dinâmica de cuidados estéticos, observou-se que, apesar do orçamento restrito, essas idosas adquirem rotineiramente produtos e serviços estéticos, preservam uma rotina de cuidados com a aparência, com a saúde e com a qualidade de vidapor
dc.description.abstractFor women, the aging phenomenon can be more traumatic than for men. They are faced with loss of the aesthetic joviality, appearance of wrinkles, expression lines, white hair, and other physical changes, which conduce the increase consumption of cosmetics products by this audience that seeks to elevate their self-esteem and feel socially included. This study will be presented in the form of two chapters, the first one in order to understand the influence of emotional factors throughout the stages of cosmetics purchase decision process that mitigate the aesthetic effects of aging in women belonging to economic class C. The second chapter aims to know the dynamics of aesthetic care and the decision of buying cosmetic products subject to the financial situation of these elderly. Therefore, it appears as a descriptive exploratory study that seeks greater familiarity with the problem so as to make it explicit. It also qualitative, because it is based on samples and open questions without pre-determined response options, allowing to know the perceptions, evaluations, feelings and judgments of people interviewed. We used the focus group technique. Participated 32 women, aged 60 to 80, of different levels of schooling, residents of a northern municipality, Rio Grande do Sul. The research took place in the second half of 2014, after approval by the Ethics Committee of the Universidade de Passo Fundo. The conclusion of the study revealed the influence of emotional factors in the purchase of cosmetics decision, that emotional factors take precedence and intervene in the cosmetics purchase decision process and aesthetic issue has a very important role in women's lives and, with aging and the consequent appearance of signs of age, the cosmetics assumes the function of alleviating the loss of the youthful appearance and aesthetic negative impact of this phase. When researching the dynamics of beauty treatments, it was observed that, despite the limited budget, these elderly routinely get aesthetic products and services, preserve a routine care with their appearance, with the health and quality of lifeeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:10:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015MichelineTeixeira.pdf: 658580 bytes, checksum: f607ba2ff8046943fccf955f26acf719 (MD5) Previous issue date: 2015-05-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentCiências da Saúde e Ciências Biológicaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Envelhecimento Humanopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectEstéticapor
dc.subjectCosméticospor
dc.subjectCuidados com a belezapor
dc.subjectAgingeng
dc.subjectAestheticseng
dc.subjectCosmeticseng
dc.subjectBeauty careeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApor
dc.titleEnvelhecimento humano e consumo : a estética, dilemas e diversidade de comportamentospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano

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