Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1111
Tipo do documento: Dissertação
Título: Memórias e envelhecimento : narrativas de professores universitários aposentados
Autor: Ilha, Vanessa Domingues 
Primeiro orientador: Colussi, Eliane Lucia
Resumo: O principal objetivo deste trabalho foi analisar as histórias de vida dos professores aposentados da Universidade de Passo Fundo a fim de rememorar suas lembranças, elucidar suas memórias e compreender como construíram suas identidades. Analisar suas trajetórias de vida a partir da memória coletiva é uma maneira de compreender como o presente aciona o passado construindo essa história e também podermos entender a aposentadoria, guardadas raras exceções, como a etapa profissional que acompanha o envelhecimento humano (fisiológico), uma vez que, cronologicamente, ambas ocupam as mesmas casas decimais na idade. Cada um mantém com os seus iguais relações que permitem que estes contribuam para que sua história seja contada, pois também eles farão parte das rememorações a partir daquilo que foi vivido em conjunto. Observando-se as memórias narradas desde a infância, a formação escolar e profissional, aposentadoria e pós-aposentadoria, a perspectiva da contemporaneidade feita por meio das narrativas das histórias de vida é um estreitamento das relações entre o passado e o presente. O estudo das memórias e narrativas da trajetória de vida de um grupo de professores aposentados permite-nos conhecer a história de cada um desde a formação inicial até a aposentadoria, as peculiaridades e estratégias de enfrentamento para a reorganização dos projetos de vida até o momento da passagem para inatividade. Em termos metodológicos, a pesquisa qualitativa, de caráter multidisciplinar, permite que se responda a questões particulares, que, geralmente, não podem ser quantificadas, pois abrangem o universo da subjetividade.
Abstract: The main objective of this study was to analyze the life histories of retired teachers from the University of Passo Fundo to recall his memories, his memories to elucidate and understand how they constructed their identities. Analyzing life trajectories from the collective memory is a way to understand how this triggers the building this past history. Also we understand retirement, kept a few exceptions such as professional step that accompanies aging in humans (physiological), since, chronologically, both occupy the same decimal age. Each one has with its equal relationships that allow them to contribute your story to be told, they too will be part of recollections from what was experienced together. Observing recounted memories from childhood, school and vocational training, retirement and after retirement, the prospect of contemporary made through the narratives of life histories is a closer relationship between past and present. The study of memories and narratives of the life histories of a group of retired teachers allows us to know the history of each one since the initial training until retirement, the peculiarities and coping strategies for the reorganization of life projects until the move to inactivity. In terms of methodology, qualitative research, multidisciplinary, allows one to respond to particular issues, it generally can not be quantified because they cover the universe of subjectivity.
Palavras-chave: Idosos
Aposentadoria
Professores universitários
Memória coletiva
Envelhecimento
Aged
Retirement
College teachers
Collective memory
Aging
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: 
Instituição: 
Sigla da instituição: 
Departamento: Ciências da Saúde e Ciências Biológicas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/1111
Data de defesa: 23-Jul-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.