Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1103
Tipo do documento: Dissertação
Título: Significação da aposentadoria e suas repercussões na velhice : enfrentamento das crises normais da vida adulta de professores universitários
Autor: Severo, Cristina de Marco 
Primeiro orientador: Pasqualotti, Adriano
Both, Agostinho
Resumo: Analisamos o impacto da aposentadoria na vida de professores universitários aposentados, bem como as implicações desta situação na construção de novos projetos de vida. Seguimos os conceitos da análise de conteúdo propostos por Bardin (2004) para a análise dos depoimentos. Os dados referenciados provêm de sete entrevistas realizadas com professores universitários aposentados na faixa etária entre 63 e 73 anos. As categorias que delimitamos para a análise foram as seguintes: aposentadoria - expectativas e projetos, natureza do trabalho, predisposições da pessoa e vínculos com o trabalho. Os resultados apontam que a experiência da aposentadoria é difícil, exigindo dos indivíduos grande criatividade para vivenciar esta nova etapa da vida. Os indivíduos mantiveram, na medida do possível, o mesmo padrão de interação social que tinham anteriormente, bem como fizeram as adaptações necessárias para ter uma vida satisfatória. Notamos também que os indivíduos que mantinham atividades lúdicas durante a vida profissional, passaram a se dedicar de forma mais completa a essa atividade, sendo muito mais prazerosa e satisfatória, fatos esses salientados pelos indivíduos do estudo devido ao fator tempo não estar presente na conotação de obrigação, e sim de descontração de fazer o que se tem vontade. Aqueles que não tinham nenhum tipo de atividade extraprofissional, de uma forma ou de outra buscaram um novo objetivo, mesmo que alguns tenham precisado de acompanhamento médico e uso de medicação, após um primeiro momento conseguiram se realizar pessoal e emocionalmente nesta nova atividade e até referiram que não gostariam mais de voltar ao trabalho.
Palavras-chave: Aposentadoria
Professores universitários
Retirement
College teachers
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: 
Instituição: 
Sigla da instituição: 
Departamento: Ciências da Saúde e Ciências Biológicas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/1103
Data de defesa: 30-Mar-2012
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2012Cristina_De_Marco_Severo.pdf1,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.