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dc.creatorSchmitz, Andréia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1040252765445120por
dc.contributor.advisor1Lisbôa, Hugo Roberto Kurtz-
dc.contributor.advisor1Pasqualotti, Adriano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6215559138414736por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6749725997811807por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:10:11Z-
dc.date.available2012-10-01-
dc.date.issued2012-04-26-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/1093-
dc.description.resumoEstá havendo um aumento da população idosa no Brasil. Como nesta faixa etária ocorre um maior número de hospitalizações é importante verificar como está a qualidade dos serviços hospitalares oferecidos nesta faixa etária. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a satisfação ao atendimento hospitalar de pacientes idosos internados pelo Sistema Único de Saúde, e a atuação dos profissionais responsáveis atendimento no hospital. Pretendeu-se avaliar todas as etapas da hospitalização desde a internação até a alta. Verificar a satisfação com a atuação de médicos, enfermeiros e outros funcionários e com o conforto oferecido pelo hospital. Avaliar a dor referida pelo paciente em todas as etapas deste processo. O local do estudo foi o Hospital de Caridade de Carazinho, RS, Brasil e foram entrevistados idosos de ambos os sexos, com internação mínima de três dias. Os dados foram obtidos pela aplicação de um questionário com 33 questões referentes ao perfil do paciente, sequência do atendimento e acompanhamento, nível de dor, hotelaria hospitalar e conceituação geral da internação. O estudo foi realizado após apreciação e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Passo Fundo. Participaram desse estudo 112 idosos, sendo 53,6% do sexo feminino (n = 60). A média da idade dos sujeitos foi de 70 anos. As principais causas de internação foram das doenças respiratórias (16,1%), seguida das cardiovasculares (11,6%), gastrointestinais (9,8%), ginecológicas (9,8%), ortopédicas traumatológicas e reumatológicas (6,3%) e oncológicas (5,4%). Oitenta e seis por cento dos entrevistados eram provenientes da emergência do hospital; 51,8% esperaram entre uma e três horas. Noventa por cento pacientes sentiram dor em alguma estapa da internação, 78% não receberam informações consideradas adequadas pelo médico e 58% não receberam orientações satisfatórias da enfermagem sobre o tratamento. Oitenta e um por cento dos pacientes declararam-se confortáveis no leito e 75% avaliaram a experiência hospitalar como boa. Os resultados evidenciaram que a maioria dos idosos refere dor no processo de hospitalização e a relação médico-paciente e enfermagem não está adequada a boa qualidade oferecida pelo hospital nos serviços prestados aos idosos internados pelo Sistema Único de Saúdepor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:10:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012Andreia_Schmitz.pdf: 804993 bytes, checksum: cf8c243ee605c47715a7f0bcfeb3d0a6 (MD5) Previous issue date: 2012-04-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentCiências da Saúde e Ciências Biológicaspor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Envelhecimento Humanopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSatisfação do consumidorpor
dc.subjectPessoal da area médica e pacientespor
dc.subjectIdosos - Cuidado e higienepor
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectConsumer satisfactioneng
dc.subjectMedical personnel and patienteng
dc.subjectAged - Care and hygieneeng
dc.subjectAgingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApor
dc.titleAvaliação da satisfação do atendimento hospitalar em pacientes idosospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano

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