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Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação sobre envelhecimento humano e percepção das tecnologias de informação e comunicação como uma forma de reabilitação do sujeito idoso
Autor: Audino, Maira Cristina Fistarol 
Primeiro orientador: Pasqualotti, Adriano
Caierão, Iara
Resumo: Investigamos a formacao de um grupo de futuros profissionais de fisioterapia sobre envelhecimento humano e sua percepcao sobre as tecnologias de informacao e comunicacao como uma forma de reabilitacao do sujeito idoso. A pesquisa e do tipo analitico-transversal de natureza populacional, com perspectiva quantitativa e qualitativa. A amostra foi composta por 165 academicos de seis cursos de Fisioterapia que realizaram o Exame Nacional de Desempenho de Estudante em 2007. A coleta dos dados foi realizada por meio da aplicacao de um questionario semiestruturado contendo 36 questoes fechadas e abertas. Os dados foram analisados por meio dos pacotes estatisticos SPSS for Windows 18 e Statistica 6.0 para um nivel de significancia de 5% (p . 0,05). As questoes abertas foram agrupadas em torno de quatro categorias. Constatamos que os academicos possuem uma formacao restrita sobre envelhecimento humano e tecnologias de informacao e comunicacao, mas em contrapartida acreditam que essa tecnologia pode trazer grandes beneficios a qualidade de vida fisica e psicologica do idoso, bem como melhora do cognitivo e das relacoes sociais. Acreditamos que esta pesquisa possa contribuir na discussao dos curriculos e na formacao dos academicos de fisioterapia, uma vez que tal formacao esta diretamente relacionada a eficiencia e a qualidade no atendimento prestado a populacao idosa, possibilitando ressignificar a visao do idoso e seu novo e importante papel na sociedade
Abstract: We investigated the education of a group of future physiotherapy professionals about human aging and its perception about the information and communication technologies as a way of rehabilitation of the elderly. The studyisanalytical-transverse of population nature, with quantitative and qualitative perspective. The sample was compound by 165 academics of six Physiotherapy courses who took the National Student Proficiency Exam in 2007. The data collection was accomplished by applying a semi-structured questionnaire containing 36 open and closed questions. The data were analyzed by the statistical package SPSS for Windows 18 and Statistica 6.0 for a 5% (p ≤ 0,05) significance level. The open questions were grouped in about four categories. We testified that the academics have a restricted education about human aging and information and communication technologies, but on the other hand, they believe that this technology can bring great benefits for the quality of the physical and psychological life of the elderly, such as an improvement of the cognitive and social relations. We believe that this study can contribute in the discussion of the curriculum and the education of the physiotherapy academics, once this degree is directly related to the efficiency and quality on the services provided to the elderly population, allowing reframing the vision of the elderly and their new and important role in the society
Palavras-chave: Idosos
Fisioterapia
Formação profissional
Currículos
Qualidade de vida
Envelhecimento
Aged
Physical therapy
Occupational training
Education - Curricula
Quality of life
Aging
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: 
Instituição: 
Sigla da instituição: 
Departamento: Ciências da Saúde e Ciências Biológicas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/1076
Data de defesa: 1-Dec-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano



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