Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1045
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Cognição e relacionamento interpessoal em adultos e idosos de acordo com o Zulliger e o inventário de habilidades sociais
???metadata.dc.creator???: Grazziotin, Jucelaine Bier Di Domenico 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Scortegagna, Silvana Alba
???metadata.dc.description.resumo???: A eficacia cognitiva e as habilidades sociais influenciam no bem-estar em todo ciclo de vida, especialmente nos idosos. Em razao disso, para avaliar esses importantes construtos, e necessario contar com instrumentos validos. Desse modo, a presente dissertacao teve como objetivo verificar a validade do Zulliger no Sistema Compreensivo ZSC na avaliacao da cognicao na vida adulta, bem como avaliar as habilidades sociais. Considerando os objetivos propostos, o trabalho esta organizado em tres secoes: producao cientifica I, producao cientifica II, producao cientifica III. Na primeira producao, realizou-se uma revisao sistematica de literatura dos artigos publicados com o uso do teste de Zulliger no cenario brasileiro, no periodo de 2004 a 2014. Na segunda producao, investigou-se a validade do ZSC para diferenciar o desenvolvimento cognitivo no curso de vida adulta e averiguar uma possivel relacao entre o nivel socioeconomico NSE e a escolaridade com os processos cognitivos. Na terceira producao, buscou-se avaliar o repertorio de Habilidades Sociais (HS) em adultos idosos e nao idosos. Como metodos estatisticos utilizou-se a analise de variancia com um criterio de classificacao e a correlacao de Pearson (p .0,05). Os resultados confirmaram a validade do ZSC como um instrumento promissor para avaliar aspectos psicologicos, sobretudo os cognitivos em todas as fases do desenvolvimento humano. Os adultos mais velhos e os longevos apresentaram uma diminuicao significativa no processamento da informacao (PSV), mediacao (X-%, XA%, P) e raciocinio abstrato (M), quando comparados aos adultos jovens e de meia-idade. O NSE e a escolaridade demonstraram correlacoes significativas e positivas com os processos cognitivos (R, ZF, W, M, DQ+ e Intelectualizacao). Ainda, os adultos idosos apresentaram interacoes sociais mais restritas e um repertorio nas HS menos desenvolvido, em comparacao aos adultos nao idosos. Portanto, entre as contribuicoes desta pesquisa, destaca-se a validade do ZSC para efetuarem-se avaliacoes periodicas, notadamente com idosos, com vistas a manter e promover os recursos cognitivos e as habilidades sociais, fortalecendo, assim, a saude mental
Abstract: Cognitive effectiveness and social skills influence the well-being throughout the life cycle, especially in the elderly. As a result, to evaluate these important constructs you need to have valid instruments. Thus, the present work aimed to verify the validity of Zulliger of the Comprehensive System ZSC in the assessment of cognition in adult life, as well as to assess social skills. Considering the objectives, the work is organized in three sessions: scientific production I, scientific production II, scientific production III. The first production, performed a systematic literature review of articles published using the Zulliger test in the Brazilian scenario, from 2004 to 2014. In the second production, we investigated the validity of the ZSC to differentiate cognitive development in the course of adult life and ascertain a possible relationship between socioeconomic status and the education with the cognitive processes. In the third production, we sought to evaluate the repertoire of social skills (SS) in the elderly and non-elderly adults. As statistical methods we used analysis of variance with one classification criterion and Pearson's correlation (p ≤0,05). The results confirmed the validity of ZSC as a promising instrument to evaluate psychological aspects, particularly cognitive at all stages of human development. Older adults and longevous showed a significant decrease in information processing (PSV), mediation (X%, X%, P) and abstract reasoning (M) compared to young adults and middle-aged. The socioeconomic status and schooling showed significant and positive correlations with cognitive processes (R, ZF, W, M, DQ + and Intellectualization). Still, older adults were more restricted social interactions and a repertoire of SS less developed compared to non-elderly adults. Therefore, among the contributions of this research, it highlights the validity of the ZSC to make up periodic evaluations, especially with older people, in order to maintain and promote the cognitive resources and social skills, thus strengthening the mental health
Keywords: Envelhecimento
Conscientização social
Testes psicológicos Zulliger, Teste de
Aging
Social awareness
Psychological testing Zulliger, Test
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Ciências da Saúde e Ciências Biológicas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano
Citation: GRAZZIOTIN, Jucelaine Bier Di Domenico. Cognição e relacionamento interpessoal em adultos e idosos de acordo com o Zulliger e o inventário de habilidades sociais. 2016. 4 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde e Ciências Biológicas) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/1045
Issue Date: 9-Jul-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano

Files in This Item:
File SizeFormat 
2015JucelaineGrazziotin.pdf46.38 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.