Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1032
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O fanzine e a leitura : a formação do autor-leitor no zinar
???metadata.dc.creator???: Hauch, Fabíola 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Burlamaque, Fabiane Verardi
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo apresenta as faces da formação do leitor no zinar. Para tanto, busca-se estabelecer um referencial teórico sobre o gênero fanzine para, posteriormente, explicitar a leitura no fanzine e a formação do leitor quanto a produção e a recepção instituída pelo zinar, além de traçar os possíveis perfis do leitor no fanzine. A fim de fundamentar o conceito do gênero a que se propõe este estudo e fazer uso das particularidades descritas para mostrar como ocorre a incursão no espaço da leitura, foram analisados dois exemplos: o fanzine Punhetão e o blog Ugra Zine Fest. Como resultado, apresenta-se a formação do leitor no fanzine, formação essa que pode ser inicial ou continuada no zinar através da teoria do autor-leitor e por meio das leituras selvagens. Não obstante, o perfil do leitor neste espaço estabelece uma interface entre o que está impresso e o que se encontra no ciberespaço. Servem de referencial teórico para esta pesquisa os postulados de Henrique Magalhães, Edgar Guimarães, Massimo Canevacci, Hakim Bey, Roger Chartier, Roland Barthes e Lucia Santaella
Abstract: This study presents the faces of reader formation in Zinar. Therefore, we seek to establish a theoretical framework on the genre fanzine to explain the reading on fanzine and the formation of the reader as the production and reception established by zinar, in addition to showing the possible reader profiles on fanzine. In order to support the concept of gender that this study intends and make use of the features described to show how the incursion occurs in the space of reading, two examples were analyzed: the Punhetão fanzine and the Ugra Zine Fest blog. As a result, we present the reader formation in the fanzine, that can be initial or continuing in zinar by author-reader's theory and through the wild readings. However, the reader's profile in those kind of space provides an interface between what is printed and what is in the cyberspace. We use as a theoretical framework for this research the postulates of Henrique Magalhães, Edgar Guimarães, Massimo Canevacci, Hakim Bey, Roger Chartier, Roland Barthes and Lucia Santaella
Keywords: Fanzines
Leitura - Desenvolvimento
Compreensão na leitura
Fanzines
Reading - Development
Reading comprehension
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Estudos Linguísticos e Estudos Literários
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: HAUCH, Fabíola. O fanzine e a leitura : a formação do autor-leitor no zinar. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Estudos Literários) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/1032
Issue Date: 5-May-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File SizeFormat 
2015FabiolaHauch.pdf3.86 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.