Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1026
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Análise do discurso institucionalizado da escola e do professor : uma dialética entre normas, saberes e atividade formadora
???metadata.dc.creator???: Passamani, Susimara Fagundes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Freitas, Ernani Cesar de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa, intitulada Análise do discurso institucionalizado da escola e do professor no ambiente escolar: uma dialética entre normas, saberes e atividade formadora, delimita-se à temática linguagem e trabalho, mais especificamente no que diz respeito à situação de enunciação dos agentes educacionais inseridos na escola, mediante o discurso circunscrito nos documentos denominados Organização Curricular e Procedimentos Metodológicos de Abordagem dos Conteúdos e Planos de Estudos dos 3º Anos do Ensino Médio, observados em três escolas estaduais de Itaqui, RS. Justifica-se o estudo e a temática devido à relevância social de melhor compreender discursos institucionalizados no ambiente escolar e a gestão do uso de si do professor na atividade. O objetivo é descrever e analisar os discursos circunscritos nos documentos institucionais e nas práticas linguageiras do professor na atividade, por meio de entrevistas realizadas com coordenadores e professores, buscando entender a complexidade do prescrito e de possíveis renormalizações na atividade laboral, através da interação verbal, que se concretiza mediante cenografias e o ethos discursivo construídos na realização da atividade no ambiente escolar. A abordagem teórica dá ênfase aos estudos ergológicos (SCHWARTZ, 2010a, 2010b, 2011a, 2011b) mediante interface com o dialogismo em Bakhtin/Volochínov (2006) e os conceitos linguístico-discursivos da cenografia e do ethos (MAINGUENEAU, 2002, 2008a, 2008b). A pesquisa é do tipo exploratória e documental, desenvolvida através do procedimento estudo de casos múltiplos, com abordagem qualitativa na análise. No intuito de dar conta de atender aos objetivos desta pesquisa, destacam-se cenografias no discurso da escola e do professor que enfatizam prescrição para a prática de ensino do professor, de onde emanam imagens construídas que originam um ethos discursivo de asseveração, no caso documental, e de um professor ―obediente/disciplinado‖, em relação ao sujeito docente
Abstract: This search, entitled Analysis of the institutionalized speech of the school and the teacher in the school environment: a dialectic among rules, knowledge and forming activities, it delimits to the language and work thematic, more specifically as regards the situation of enunciation of the educational agents inserted in school, through the limited speech in the documents denominated Curricular Organization and Methodological Procedures of Approach of the Contents and Plans of Study of the 3rd Grade of High School, observed in three state schools from Itaqui, RS. It justified the study and the thematic due to the social relevance of better understand institutionalized speeches in the school environment and the management of the use of oneself of the teacher in the activity. The objective is to describe and analyze the limited speeches in the institutional documents and in the language practices of the teacher in the activity, through interviews realized with coordinators and teachers, trying to understand the complexity of the prescribed and of the possible renormalizations in the labor activity, through the verbal, interaction that come true through scenography and the discursive ethos built in the realization of the activity in the school environment. The theoretical approach emphasizes to the ergologic studies (SCHWARTZ, 2010a, 2010b, 2011a, 2011b) through interface with the dialogism in Bakthin/Volochinov (2006) and the linguistic-speech concepts of the scenography an of the ethos (MAINGUENEAU, 2002, 2008a, 2008b). The search is an exploratory and documental type, developed through the study of multiple cases procedure, with qualitative approach in analysis. In order to account to meet the goals of this search, stand out scenography in the speech of the school and the teacher that emphasize prescription to the teaching practice of the teacher from where emanate built images that originate a discursive ethos of the assertion in documental case, and of an "obedient/disciplined" teacher, with regard to teaching subject
Keywords: Análise do discurso
Professores - Formação
Planejamento educacional
Discourse analysis
Teachers - Training
Educational planning
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Estudos Linguísticos e Estudos Literários
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: PASSAMANI, Susimara Fagundes. Análise do discurso institucionalizado da escola e do professor : uma dialética entre normas, saberes e atividade formadora. 2015. 157 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Estudos Literários) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/1026
Issue Date: 9-Jul-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File SizeFormat 
2015SusimaraPassamani.pdf3.05 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.