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dc.creatorSeehaber, Izabel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9487955269013064por
dc.contributor.advisor1Schons, Carme Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2256141988015714por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:23Z-
dc.date.available2015-09-04-
dc.date.issued2014-06-24-
dc.identifier.citationSEEHABER, Izabel. Discurso religioso : corpo, sujeito e sentidos na fé. 2014. 136 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Estudos Literários) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/1015-
dc.description.resumoPartimos do pressuposto de que há algum tempo várias denominações religiosas buscam suportes como o televisivo uma oportunidade de expandir suas práticas religiosas e garantir um espaço de inclusão em uma sociedade que clama por respostas diante das mais variadas situações do cotidiano. É, então, no funcionamento do discurso da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) que situamos o presente trabalho de investigação, cujo tema é o discurso religioso na mídia. Sendo a fé uma das características mais marcantes do homem e responsável por grandes eventos de massa no Brasil, a Igreja utiliza-se da mídia para conquistar o seu número de adeptos, expandindo sua doutrina e evangelizando seus fiéis. Para perseguir o funcionamento dessas questões, valemo-nos do programa de R. R. Soares, o qual tenta reafirmar em suas pregações, entre outros aspectos, a importância da fé e da submissão ao Senhor. Na busca por uma interligação com a ciência da linguagem, este estudo, inserido na linha de pesquisa da análise do discurso (AD) de orientação francesa, propõe discutir a relação religião/ciência por meio da análise dos depoimentos de fiéis no programa televisivo Show da fé . É, pois, nesse espaço que os seguidores de R. R. Soares revelam as melhorias registradas em suas vidas após frequentarem a igreja e assistirem ao programa. Nesse contexto há de se considerar que a religião age sobre a moral (espírito) e também sobre o corpo. Por isso, pensar a questão religiosa e suas influências sobre o sujeito, leva-nos à dicotomia corpo/espírito, por meio da qual podemos refletir sobre a religião inserida em um contexto muito além das paredes dos templos. Metodologicamente, a análise está dividida em quatro subseções, cada qual organizada a partir de um recorte discursivo. A primeira destina-se analisar sequências discursivas em que é possível observar, por meio do funcionamento do discurso religioso, como se exploram as questões culpa, salvação, fator econômico. A segunda analisa as sequências discursivas em que transparece um discurso baseado na cura pela religião, levando em conta os testemunhos concedidos ao vivo pelos fiéis durante o programa. A terceira dedica-se à análise dos depoimentos gravados pelos fiéis, que procuram mostrar que o milagre pode acontecer por meio da TV por assinatura do Show da fé. Já a subseção quatro apresenta as sequências discursivas retiradas das cartas enviadas pelos fiéis e lidas pelo missionário durante o programa. Para o procedimento de análise no contexto discursivo, são levados em conta conceitos formulados por Pêcheux, como formação ideológica, formação discursiva, interdiscurso e memória. Tendo em vista o impacto que a religião e a fé, ancoradas na mídia, podem repercutir no dia a dia de seus seguidores e levando em conta a ideologia religiosa dominante, reforçada pelos adeptos do Show da fé, a ciência se torna secundária aos que creem no poder divino de um líder religioso, neste caso R. R. Soares. O processo é praticamente inerente aos fiéis seguidores, que muitas vezes não percebem que estão assujeitados à ideologia dominante da Igreja. Considerando que os depoimentos de fiéis funcionam como lugares de memória, o discurso remete sempre a um jogo de determinações que, por ser objeto de um ritual, reforça e/ou dá lugar a um silenciado que o dizer traz à tona. Como um processo simples, observa-se a expansão religiosa, ancorada pela fé dos fiéis que se sentem beneficiados pela graça divina. Entretanto, eles mal percebem que o fazer ver milagres pelo testemunho da cura significa uma forma dissimulada de naturalização de sentidos, que, por um efeito de evidência, impede de o sujeito ver a disputa do espaço na mídia e, por sua vez, na sociedade. Os dizeres da religião são deslocados, (res)significados, enfim, minados de ideologiaspor
dc.description.abstractPartiendo del supuesto de que, hace algún tiempo, muchas denominaciones religiosas buscan, en soportes como el televisivo, una oportunidad de expandir sus prácticas religiosas y garantizar un espacio de inclusión en una sociedad que pide respuestas frente a las más distintas situaciones del cotidiano. Es, entonces, en el funcionamiento del discurso de la Iglesia Internacional de la Gracia de Dios IIGD que situamos el presente trabajo de investigación cuyo tema es el discurso religioso en la prensa. Siendo la fe una de las características más esenciales del hombre y responsables por grandes eventos en Brasil, la Iglesia se utiliza de la prensa para lograr su número de adeptos, expandiendo su doctrina y evangelizando sus fieles. Para seguir el funcionamiento de esas cuestiones, nos valemos del programa televisivo de R. R. Soares, en el cual intenta reafirmar en sus pregaciones, entre otros aspectos, la importancia de la fe y la submisión al Señor. En la búsqueda por una unión con la ciencia del lenguaje, este estudio, insertado en la línea de pesquisa de la análisis del discurso ( AD ) de orientación francesa, se propone una discusión entre religión y ciencia por medio de la análisis de los testimonios de los fieles en el Show de la fe . Es, pues, en este espacio de los seguidores de R. R. Soares revelan lo que ocurrió de mejor en sus vidas después de frecuentar la Iglesia y ver al programa. En este contexto se percibe que la religión se manifiesta sobre la moral ( espíritu ) y también sobre el cuerpo. Por eso, pensar la cuestión religiosa y sus influencias sobre el sujeto nos lleva a la dicotomía cuerpo/espíritu, a través de la cual podemos reflejar sobre la religión comprendida en un contexto que va además de las paredes de los templos. Metodologicamente, la análisis está compartida en cuatro subsecciones , cada una de ellas ordenada ,sin embargo, de un recorte discursivo. El recorte discursivo 1 se destina a la análisis de secuencias discursivas en que es posible observar, por medio del funcionamiento del discurso religioso, como se exploran cuestiones como culpa, salvación y explotación económica. En el recorte discursivo 2, analizamos las secuencias discursivas en que se ve un discurso basado en la cura por la religión, llevando en cuenta los testigos transmitidos en directo o grabados por los fieles durante el Show de la Fe. El recorte 3 trae la análisis de los testimonios grabados, en los cuales los fieles reafirman que el milagro puede ocurrir por la propia televisión, en un canal de TV a cable. Ya el recorte 4 presenta las secuencias discursivas sacadas de las cartas enviadas por los fieles y leídas por el misionario durante el programa. Para hacer el análisis en el contexto discursivo son llevados en cuenta conceptos hechos por Pêcheux como formación ideológica, formación discursiva, interdiscurso y memoria. Teniendo como objetivo el impacto que la religión y la fe unidas a la prensa pueden resultar en el día a día de sus seguidores, y llevando en cuenta la ideología religiosa dominante , reforzada por los adeptos del Show de la Fe, la ciencia se convierte secundaria a los que creen en el poder divino de un líder religioso, R.R. Soares. El proceso es prácticamente inherente a los fieles seguidores, los cuales, muchas veces, no perciben que están sujetos a la ideología dominante de la Iglesia. Considerando que los testimonios de los fieles funcionan como lugares de memoria, el discurso direcciona siempre a un juego de determinaciones que, por ser objeto de un ritual, refuerza y/o da lugar a un silenciado que el decir, viene a aparecerse. Como un proceso sencillo, se observa la expansión religiosa, llevada por la fe de los fieles que se sienten favorecidos por la gracia divina. En tanto, ellos no se dan cuenta que el hacer ver milagros por el testimonio de la cura significa una forma disimulada de naturalización de sentidos que, por un efecto de evidencia, impide que el sujeto se de cuenta de la disputa de espacio en la prensa y, por su vez, en la sociedad. Lo que se dice de la religión se queda translocados, (re)significados, finalmente llenos de ideologíasspa
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014IzabelSeehaber.pdf: 1073745 bytes, checksum: 3de5532444c836fd09040c9d9dd61795 (MD5) Previous issue date: 2014-06-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectComunicação de massapor
dc.subjectMídia digital - Televisãopor
dc.subjectReligiãopor
dc.subjectCoesão (Linguística)por
dc.subjectEl análisis del discursospa
dc.subjectLa comunicación de masasspa
dc.subjectLos medios digitales - TVspa
dc.subjectReligiónspa
dc.subjectCohesión (Lingüística)spa
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleDiscurso religioso : corpo, sujeito e sentidos na fépor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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